Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plano da Netflix com anúncios estreia sem rodar em Chromecasts e Apple TV

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2022 às 13h33

Link copiado!

yousafbhutta, Pixabay
yousafbhutta, Pixabay
Tudo sobre Netflix

O plano Básico com anúncios, da Netflix, não roda em todos os dispositivos. A versão mais econômica com propagandas entre filmes e séries foi lançada neste mês, mas só funciona em aparelhos e apps "mais modernos", excluindo, mais notavelmente, a maioria das gerações do Chromecast e Apple TV.

Na Central de Ajuda da Netflix, diversos usuários reclamam de um erro sobre a compatibilidade do plano com determinadas plataformas. A mais notável é a falta de suporte ao Apple TV. Embora o aparelho esteja na lista de aparelhos oficialmente suportados, a empresa disse que ainda não há compatibilidade — o que indica um suporte futuro.

Outro aparelho excluído é o Chromecast. Somente o modelo mais recente do aparelho, aquele que roda o Google TV de fábrica, consegue executar o plano Básico. Todos os Chromecasts comprados antes de setembro de 2022, como a popular versão 4K, não possuem compatibilidade no momento.

Continua após a publicidade

A Netflix não esclareceu por que essa incompatibilidade ocorre, mas há algumas hipóteses levantadas pelos usuários. A mais provável é a tecnologia usada para inserir as propagandas, já que o aplicativo antigo não foi projetado em uma linguagem de programação capaz de adicionar vídeos externos no meio da experiência.

A outra pode ser pela simples falta de tempo, a velha estratégia de correr para lançar um plano mais barato, na tentativa de frear a perda de usuários. Com preços muito mais baixos, os concorrentes têm conseguido roubar a clientela fiel da Netflix. A própria Disney + planeja lançar também um plano semelhante no começo de 2023 nos Estados Unidos.

Quais aparelhos NÃO são compatíveis com o plano Básico

Continua após a publicidade

Alguns outros dispositivos também estão impedidos de acessar ao catálogo do streaming por esse plano com anúncios. São eles:

  • Dispositivos iOS não atualizados para iOS 15 ou posterior;
  • Dispositivos Android em versões anteriores a 7;
  • App para PlayStation 3
  • Aplicativo Netflix para Windows
  • Em sistemas Linux, usar o Chrome (não o Chromium) ou o Firefox (com o DRM ativado nas configurações) deve funcionar com o plano Básico com anúncios da Netflix.

Diferentemente do Chromecast e do Apple TV, que podem ser suportados em breve, os aparelhos acima são totalmente incompatíveis. É uma lista pequena, porém relevante a ser considerada, já que nem todos desfrutam de dispositivos de última geração.

Quais as vantagens e desvantagens do plano

Continua após a publicidade

O plano Básico com anúncios vai sair por R$ 18,90 ao mês no Brasil e foi liberado no dia 3 de novembro, às 13h (horário de Brasília). São 12 países que já contam com a modalidade: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.

Quem optar por essa modalidade mais baratinha deverá assistir a cinco minutos de anúncios por hora, ter acesso de somente um dispositivo por vez, não poderá baixar conteúdo para assistir offline e ainda será limitado à resolução 720p. Por outro lado, poderá desfrutar do catálogo por um preço até três vezes menor que o atual.

No lançamento, os anúncios serão de 15 ou 30 segundos, exibidos antes e durante as séries e os filmes. As marcas e empresas dispostas a colocar suas propagandas poderão fazer o direcionamento por país e por gênero da mídia — exibir um trailer de filme de ação durante um filme de ação é mais eficaz do que fazê-lo em um dorama, por exemplo.

Os anunciantes também poderão evitar que seus anúncios apareçam em conteúdos que não têm a ver com a marca. Assim, será possível excluir as propagandas de conteúdos com nudez, sexo, violência e outras temáticas adultas.