Publicidade

Pinterest Predicts: geração Z e IA moldam as tendências de 2025

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

O Pinterest lançou seu relatório “Pinterest Predicts 2025” que reúne as maiores tendências da plataforma para o ano. Uma das principais predições do documento é o protagonismo da geração Z para a plataforma neste ano, uma vez que seis em cada dez das tendências são impulsionadas por esse grupo geracional. 

Outro tópico principal é o uso de inteligência artificial para a sugestão de conteúdos representativos para os usuários. Além disso, as tendências elencadas pela plataforma vão desde beleza, e passam por alimentos, hobbies até viagens.

As predições do relatório para 2025 foram feitas a partir da análise de pins salvos e saídas de pins de produtos pelos usuários de todo mundo entre 2022 e 2024. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o diretor de negócios do Pinterest no Brasil, Rogerio Nicolai, nos últimos cinco anos a empresa vem acertando oito a cada dez tendências elencadas nos relatórios. 

“Algumas dessas tendências ranqueadas em 2024 continuaram em alta na busca dos pins salvos e nas compras feitas no Pinterest”, acrescentou o executivo. 

Gen Z no comando das tendências

Nicolai diz que a geração Z já é o maior público da plataforma e que protagoniza as tendências dentro do Pinterest. “Hoje, eles já representam 40% da nossa audiência e chegam a engajar duas vezes e meia a mais”, explica o diretor de negócios. 

Ele também diz que a aderência desse grupo geracional no Pinterest faz parte da busca de uma experiência no uso do app diferente comparada à outras plataformas. “Elas buscam um lugar em que se sintam confortáveis, representadas de uma forma mais individual”, salienta. 

Uso da IA para recomendar conteúdos

Rogerio Nicolai afirma que o Pinterest irá dobrar os investimentos em inteligência artificial (IA) para o próximo ano. O executivo também explica que, hoje, a plataforma utiliza a ferramenta para melhorar a experiência do usuário. 

Continua após a publicidade

“Buscamos usar a IA para trazer representatividade de corpos, cabelos, estilos, entre outros. Tudo isso é para atingir o objetivo de gerar uma experiência mais positiva para o usuário que busca inspiração na plataforma’’, disse o diretor de negócios.

Leia mais:

VÍDEO: 20 Anos de iPod Shuffle e Nano, a Apple de 2005 que não existe mais em 2025.

Continua após a publicidade