Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Photoshop e Illustrator terão versões online que rodam direto do navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2021 às 11h37

Link copiado!

Reprodução/Adobe
Reprodução/Adobe
Tudo sobre Adobe

A Adobe anunciou nesta terça-feira (26), durante sua conferência virtual Max 2021, que levará o Photoshop e o Illustrator para a web. Essa novidade permitirá ao usuário acessar os recursos de ambos os softwares via navegador, sem a incômoda necessidade de instalar e atualizar constantemente as versões no seu sistema operacional.

Neste momento inicial, é provável que nem todos os recursos sejam exportados para a versão online, mas a Adobe garante as ferramentas de edição de imagens mais populares: Laço, Seleção Rápida, Varinha Mágica, formas geométricas, recorte e pinceis diversos para conduzir edições mais rotineiras, de forma leve e eficaz.

Continua após a publicidade

Todos os arquivos editados na nuvem poderão ser compartilhados com qualquer pessoa para obter comentários, desenhar linhas ou enviar sugestões apenas pelos links, seja por e-mail ou redes sociais, como já ocorre em serviços como o Google Docs. Mesmo se você estiver usando o programa para computador, o revisor poderá abrir a foto ou imagem na versão web, sem custo extra ou necessidade de assinatura.

Para usufruir das versões online de Photoshop e Illustrator, contudo, será necessária uma assinatura da Creative Cloud, com os valores atuais. Assim, será possível escolher se prefere usar o aplicativo desktop ou a versão da web para fazer os ajustes ou editar os arquivos e definir o nível de acesso (qualquer pessoa com o link ou apenas endereços de e-mail autorizados).

O Photoshop Web chegará já como um beta público, enquanto o Illustrator virá como uma versão fechada, com acesso limitado ao Chrome e Edge, por enquanto. Ainda não foi estipulada uma data oficial para o lançamento definitivo.

Creative Cloud: Spaces e Canvas

Continua após a publicidade

A Adobe introduziu também o Creative Cloud Canvas como parte de seu recém-desenvolvido pacote Creative Cloud Web. O Canvas oferece uma nova maneira de exibir e visualizar o trabalho criativo em um projeto, para revisar com colaboradores e explorar ideias juntos, tudo em tempo real e no navegador.

Já o Spaces servirá como uma espécie de repositório compartilhado no qual equipes podem acessar e organizar arquivos em bibliotecas ou links. A ideia é que sirva como um gerenciador de imagens nos quais as pessoas poderão visualizar as telas ativas do Canvas, documentos compartilhados e edições feitas.

O Creative Cloud Canvas e Spaces estão atualmente disponíveis em beta privado, de forma mais crua do que os irmãos, e com previsão de lançamento somente para o próximo ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Adobe