Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Photoshop ganha autenticador de NFT e mais 4 grande novidades; conheça todas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2021 às 16h09

Link copiado!

Reprodução/Adobe Inc.
Reprodução/Adobe Inc.
Tudo sobre Adobe

Após a surpresa inicial do anúncio da Adobe sobre a chegada do Photoshop para navegadores, agora é a hora de adentrar melhor nas ferramentas exclusivas da versão tradicional. O objetivo do lançamento de hoje era tornar a versão online a sucessora espiritual do extinto Photoshop Express, porém com recursos mais avançados para quem precisa editar arquivos sem baixar os pesados instaladores — embora isso ainda esteja um pouco distante.

Mas, além do Photoshop na Web, projetado para equipes de atuação remota, a Adobe também trouxe um conjunto imenso de funcionalidades para o desktop tradicional, em especial quanto a efeitos e ajustes, elementos básicos de edição e uma novidade bacana para quem trabalha com criação de NFTs.

Uma das principais adições é o fato de os arquivos serem intercambiáveis: você inicia a edição na web e pode concluir no desktop, graças à total integração com a nuvem e sincronização em tempo real. Conheça as cinco novidades principais que fazem o anúncio de hoje tão especial para os designers.

Continua após a publicidade

1. Compartilhamento na nuvem e comentários

Como já mencionado, essa talvez seja a maior novidade porque permitirá o acompanhamento das edições e possibilitará o feedback graças a um sistema de comentários e anotações. Esta adição provavelmente é fruto da aquisição da plataforma Frame.io, cujo objetivo era facilitar a inserção de notas em arquivos de vídeo ou imagem.

O fato é que os clientes podem comentar ou solicitar ajustes em peças diretamente no arquivo, sem precisar enviar uma dúzia de sugestões via e-mail ou gravar dezenas de áudios no WhatsApp para tentar explicar o que desejam mudar. Para escrever nas imagens, não é preciso ser assinante nem ter o programa instalado no computador: basta clicar no link enviado e uma versão web de leitura será exibida.

Continua após a publicidade

Por meio de um modo de apresentação, chamado Canvas, dá para exibir a arte diretamente pelo navegador, sem ferramentas e com apenas um painel de comentários/anotações. Embora tenha sido mostrada como um recurso da versão web, a Adobe confirmou que o software tradicional também terá suporte a isso.

2. Harmonização de cores e brilho

Uma das coisas mais bacanas do Photoshop é a constante busca por edições cada vez mais simples, com o uso de inteligência artificial para entregar resultados impressionantes. A nova ferramenta de harmonização do Photoshop introduz um recurso chamado filtros neurais, ferramentas de aprendizado de máquina que usam a tecnologia Sensei AI para editar fotos de modo inteligente.

Continua após a publicidade

Esse mecanismo permite alinhar as tonalidades de imagens sobrepostas para compor uma fotomontagem de modo inteligente, com a mesma iluminação e cores do plano de fundo. Você pode inserir uma foto sua em um cenário mais escurecido para que toda a composição siga o padrão mais dark de forma natural.

Junto disso, está o Landscape Mixer e sua capacidade de ajustar fotos de paisagens de maneira quase real. Se a imagem estiver "estourada" por causa do excesso de sol ou muito acinzentada por ter sido registrada durante o tempo nublado, é possível aprimorar esses contrastes com controles deslizantes predefinidos: Pôr do Sol, Primavera, Verão e assim por diante.

3. Máscaras automáticas

Continua após a publicidade

Os profissionais de design vão se sentir muito contentes com o recurso de máscaras automáticas, porque ele poupa um dos trabalhos mais minuciosos, que á a seleção de imagens. Ela permite contornar o item desejado apenas ao passar o mouse para criar uma máscara exatamente sobre a área e aplicar filtros de cores, desfoques ou similares.

A promessa é de detecção da maioria dos objetos das imagens (ainda não é possível identificar tudo). Não há tanta novidade em termos de precisão do recurso em si, mas é uma clara evolução da seleção de objetos. Como as máscaras são bem usadas, esse é um dos segmentos mais aprimorados pela Adobe, o que não deixa de ser impressionante de ver como essa ferramenta está melhorada.

4. Desfoque de profundidade

Continua após a publicidade

As ferramentas de desfoque do Photoshop são muitíssimo usadas e ganharam aprimoramentos graças aos filtros neurais. Embora a maioria das câmeras profissionais e de telefones já possuam tais recursos, o app terá uma ferramenta capaz de oferecer mais controle sobre o desfoque, o que deve ressaltar o primeiro plano das imagens.

Depth Blur abrirá uma caixa de diálogo com opções predefinidas para aplicação direta sobre a imagem. Será possível ajustar a distância focal da "lente virtual", o nível de desfoque e outras ferramentas como tons e cores para ajudar no upgrade daquela foto cujo fundo tem muitos elementos chamativos, por exemplo.

Mais uma vez, essa é uma ferramenta pessoas com menos familiaridade a obter o efeito profissional de desfoque como se o registro tivesse sido feito por um fotógrafo profissional. Os profissionais, obviamente, não devem se sentir intimidados por essa adição, afinal o filtro só vai dar um toque extra — e mais facilitado — ao trabalho de edição já feito.

Continua após a publicidade

5. Autenticador de NFT

Com os NFTs em alta, cresce a desconfiança dos compradores de artes digitais: será que aquele trabalho é realmente do artista ou uma mera cópia? Com o Photoshop para Web será possível identificar a autoria do arquivo com o Content Credentials, nos qual os vendedores de NFTs poderão vincular o ID da Adobe à sua carteira criptografada para exibir um selo de autoria em sites de comercialização destes arquivos.

Segundo o diretor de produto da Adobe, Scott Belsky, o programa terá uma opção "Preparar como NFT" para gerar um arquivo único com a autenticidade garantida. Mercados tradicionais de comércio de NFTs como OpenSea, Rarible, KnownOrigin e SuperRare serão capazes de se integrar com as credenciais de conteúdo para mostrar as informações de atribuição da Adobe — dá para inspecionar uma imagem também pelo site verify.contentauthenticity.org.

Continua após a publicidade

Hoje, qualquer um pode cunhar um NFT, mesmo que não possua os direitos autorais do conteúdo, e o blockchain acaba por validar essa prática, já que não há ferramentas de checagem. Esse é um grande passo da empresa no combate à falsificação de artes digitais, um crime que tem crescido de forma exponencial graças ao gigantesco comércio digital.

Ainda que a versão web hoje pareça apenas uma "alternativa capada" do Photoshop original, é provável que todos esses anúncios cheguem para ela em algum momento. Por enquanto, com exceção da primeira, todos eles são restritos ao programa para desktop e isso deve garantir que ele não seja abandonado tão cedo.

Fonte: Adobe [1], [2]