Publicidade

Windows 11 vai reconhecer textos em capturas de tela

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Microsoft)
(Imagem: Divulgação/Microsoft)

Um novo recurso disponibilizado para usuários Insiders do Windows 11 permite que textos sejam extraídos diretamente de imagens. A funcionalidade aparece em uma atualização da Ferramenta de Captura nativa do sistema operacional, que reconhecerá automaticamente a presença de caracteres.

Uma vez detectados, os textos poderão ser facilmente copiados das imagens e colados onde o usuário preferir, sem que uma transcrição direta seja necessária. Atalhos do teclado, como Ctrl+A para selecionar tudo de uma só vez, também ficam disponíveis diretamente na Ferramenta de Captura, assim como demais atalhos a partir do botão esquerdo do mouse.

Entre estes, aparece também uma opção rápida para suprimir textos sensíveis. Caso o usuário precise compartilhar uma captura de tela, mas deseje esconder informações pessoais, dá para fazer isso diretamente no sistema operacional, sem a necessidade de usar um software de edição de imagem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

OCR no Windows 11

O recurso conhecido como OCR, sigla em inglês para “reconhecimento óptico de caracteres”, claro, funciona melhor quanto mais clara for a imagem. Ele está plenamente disponível em smartphones, para selecionar texto a partir de fotos, enquanto no Windows 11, o foco nas capturas de tela faz com que compartilhar comprovantes, códigos de erro e demais tarefas se tornem mais simples.

A Ferramenta de Captura do sistema operacional também recebeu uma integração adicional com o Phone Link, chamado no Brasil de Vincular ao Celular. Uma notificação será exibida sempre que novas fotos forem detectadas no smartphone Android, possibilitando a transferência direta e sem fio de arquivos diretamente para o software de edição.

De acordo com a Microsoft, as atualizações serão liberadas gradualmente para os usuários inscritos nos canais Dev e Canary do Windows 11, que recebem novidades do sistema operacional ainda em caráter de testes. Por enquanto, não há previsão de lançamento geral dos novos recursos.