Os 10 melhores aplicativos para ler livros no tablet ou no smartphone

Por Douglas Ciriaco

Os dispositivos portáteis mudaram a nossa forma de interagir com o mundo. Seja na agilidade com que informações são espalhadas ou na facilidade de se compartilhar fotos e vídeos pela rede. Mas as mudanças vão muito além disso, esbarrando inclusive na forma de consumir informação. Muita gente utiliza dispositivos exclusivos para a leitura de livros digitais, os chamados e-readers, ou então empregam tablets e smartphones para o mesmo fim.

As principais lojas de aplicativos vendem livro, garantindo acesso rápido e prático a uma livraria virtual repleta de títulos. Há ainda lojas especializadas em livros com promoções variadas para quem é adepto dos meios digitais de leitura. Nesta lista, separamos alguns dos principais aplicativos do gênero disponíveis atualmente.

1. Aldiko

Aplicativos para ler

Um clássico do Android, o Aldiko ainda não chegou a outras plataformas mobile, mas é uma excelente opção para quem tem um tablet ou smartphone com o sistema do Google. Ele apresenta suporte para arquivos de diferentes formatos, incluindo ePUB, PDF (inclusive com proteção DRM da Adobe).

O Aldiko também funciona como um ótimo gerenciador de biblioteca, organizando seus livros de forma inteligente e automática. Ele tem contato com algumas livrarias (nenhuma em português, infelizmente) e permite emprestar livros. O sistema de leitura apresenta recursos avançados como marca-texto, dicionário, busca, compartilhamento e anotações. Você ainda pode configurar alguns recursos técnicos, como contraste e brilho da tela, garantindo assim uma experiência avançada e completamente personalizada na hora de ler seus e-books.

2. Amazon Kindle

Aplicativos para ler

Se falamos em livros digitais, não há como deixar de fora a Amazon. Uma das principais vendedoras de e-books do mundo, a companhia tem um e-reader próprio, o Kindle, e o aplicativo Amazon Kindle oferece acesso a todos os benefícios do gadget em qualquer outro aparelho. Isso significa que você pode levar os e-books adquiridos na loja para qualquer aparelho

Além disso, o app permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos lidos em dicionários e outros sites da web, como Wikipédia e Google. A personalização também garante uma ótima experiência de uso, pois é possível ajudar o tamanho do texto, controlar o brilho e o contraste da tela e até mesmo selecionar a cor do plano de fundo.

3. Ebook Reader

Aplicativos para ler

Outra loja bastante conhecida em várias partes do mundo, a Ebooks.com conta com um aplicativo próprio para você gerenciar os produtos que adquire em seu site. O Ebook Reader oferece uma série de funcionalidades e lê não somente os arquivos comprados nesta loja, mas também aqueles no formato ePUB. Ou seja, você pode usar o Ebook Reader como um gerenciador de sua biblioteca, pois ele faz isso automaticamente — e é possível editar manualmente as tags de cada livro.. Você pode criar coleções de leitura, ajustar o aplicativo para leituras noturnas e fazer backup online de toda a sua biblioteca.

Dentro do aplicativo também há alguns recursos especiais, como função marca-texto, personalização da leitura (tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo), sistema de busca e recurso para compartilhamento rápido.

4. Google Play Livros

Aplicativos para ler

O Google expande seus negócios em várias direções. Logo, era óbvio que cedo ou tarde a empresa entraria no ramo dos livros digitais. O Google Play Livros é a loja de e-books da companhia e conta com milhares de títulos, entre pagos e gratuitos, e em vários idiomas diferentes, inclusive em português brasileiro.

Além dos livros adquiridos na loja, ele suporta arquivos PDF e ePUB, então você pode usar o app para ler itens comprados de outros serviços ou baixados da web. Ele organiza sua biblioteca de forma inteligente e apresenta inúmeros efeitos para incrementar a sua experiência de leitura.

O aplicativo do Google não para por aí e vem ainda com um excelente sistema de navegação. Recursos extras, como função marca-texto com várias cores diferentes, recursos para pesquisa, tradução e anotações, índice inteligente e busca interna completam o pacote.

5. iBooks

Aplicativos para ler

O iBooks é o leitor de livros digitais oficial da Apple. Ele tem acesso direto à loja de livros da iBooks Store, que conta com milhões de títulos em vários idiomas. Além disso, como lê ePUB e PDF, este aplicativo pode ser o seu leitor padrão sem nenhum problema.

Com o apelo visual tradicional dos softwares da companhia fundada por Steve Jobs, o iBooks oferece sete fontes diferentes para você personalizar sua experiência. São três opções de cor para plano de fundo, integração com redes sociais, função marca-texto são outros de seus recursos. É possível ainda controlar o brilho da tela para deixá-la ambientada a qualquer tipo de iluminação. Você também pode sincronizar toda a sua biblioteca para tê-la disponível em qualquer gadget.

  • Download: iOS

6. Kobo Reader

Aplicativos para ler

Criado pela canadense Kobo Inc, o Kobo é também um dos principais e-readers do mundo. Além do gadget, a companhia conta com um aplicativo que pode ser instalado nas principais plataformas móveis da atualidade, oferecendo acesso rápido a uma extensa biblioteca.

No Brasil, a Kobo tem parceria com a Livraria Cultura, então você pode comprar livros já no formato digital ou então usar o aplicativo para ler itens em outros formatos, como ePUB e PDF. O app oferece uma experiência personalizada e também serve para a leitura de revistas e histórias em quadrinhos. Nele, você escolhe tipo e tamanho da fonte, pode compartilhar trechos de sua leitura nas redes sociais, pesquisar no Google ou procurar pela definição ou tradução de algo em um dicionário.

7. Marvin

Aplicativos para ler

Diferente da maioria dos leitores digitais incluídos nesta lista, o Marvin não é o aplicativo de nenhuma loja em específico. Assim, ele funciona como leitor e organizador da sua biblioteca de forma avançada, contando com uma versão gratuita e outra paga (esta, obviamente, com alguns recursos extras).

Com suporte para PDF (sem limitações DRM) e ePUB, ele trabalha com os principais formatos e garante a possibilidade de selecionar tamanho e tipo da fonte, cor do plano de fundo e controlar o brilho da tela. Permite ainda buscar por itens dentro do livro e definir alguns gestos para acionar determinados recursos, garantindo mais precisão na hora de ler. Sistema de anotações, função marca-texto e compartilhamento são outros extras nesta ferramenta.

8. Moon + Reader

Aplicativos para ler

Leitor de e-books completo, o Moon + Reader também não está vinculado a nenhuma loja e suporta uma gama variada de formatos. Você pode ler arquivos em TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. De documentos básicos até histórias em quadrinho, o app contempla quase tudo.

Você também pode definir espaçamento, tipo e tamanho da fonte, forma de exibição (negrito, itálico ou sombreado), escolher cor de texto e de plano de fundo, recurso especial para leituras longas, organização de sua biblioteca com base em diversos critérios, função marca-texto, anotações, dicionário (online e offline), tradução, compartilhamento rápido e muito mais.

Além disso, este app oferece mais de 10 temas visuais para você. Na versão paga, você não tem propagandas na tela e pode acessar alguns recursos aprimorados.

9. Saraiva Digital Reader

Aplicativos para ler

A livraria e editora Saraiva, uma das maiores do ramo no Brasil, também conta com um leitor digital físico, o Lev. A companhia oferece um aplicativo exclusivo para adquirir e-books na loja, o Saraiva Digital Reader, com mais de 12 mil títulos em português e mais de 200 obras gratuitas. Para comprar livros, você pode usar tanto o aplicativo quanto o site da Saraiva.

Ele não apresenta tantos recursos quanto os demais nomes desta lista, mas garante funções básicas como marca-texto, marcador de página e suporte para anotações enquanto você lê. A personalização também é um destaque e você pode mudar cor do fundo, controlar o brilho e ainda escolher a fonte do texto.

10. Wattpad eBook Reader

Aplicativos para ler

A última dica é o Wattpad, um leitor com foco na distribuição gratuita de livros. Ele conta com um vasto público que fomenta uma comunidade bastante produtiva, com mais de 10 milhões de obras oferecidas gratuitamente a qualquer usuário. Além de “pessoas comuns”, é possível encontrar aqui autores consagrados, como Paulo Coelho e Margaret Atwood.

Este app é indicado para os fãs de literatura que desejam receber novidades sobre alguma obra no instante em que ela é publicada. Além disso, ele tem apelo especial entre quem busca por novidades do mundo literário, recebendo dicas de leituras a todo instante.

O leitor em si é bem interessante, com recursos para marcação de texto, compartilhamento de conteúdo e atenção especial à função para descoberta de novas obras. E você pode publicar seu próprio livro sem pagar nada por isso.

Gostou da nossa lista? Qual destes apps é o seu favorito? Tem alguma outra dica que poderia entrar nesta seleção? Não deixe de registrar seu comentário aqui embaixo.