Opera One leva assistente de IA e navegação em tela cheia ao iOS
Por André Lourenti Magalhães |
A Opera lançou uma nova versão do navegador Opera One para iOS nesta terça-feira (13). O aplicativo, que promete concorrer com o Safari, traz assistente de IA integrado para gerar textos e imagens, sugestões personalizadas e um modo de tela cheia que remove distrações visuais durante a navegação.
O Opera One foi lançado para desktop no ano passado e apostou na IA generativa para conquistar os usuários. A versão para o sistema dos iPhones estava em desenvolvimento desde janeiro deste ano e enfim chegou de forma gratuita à App Store.
Navegação sem distrações
Na parte visual, o destaque do navegador fica por conta da experiência em tela cheia: o Opera One remove vários elementos da tela e muda as cores dos menus para combinarem com a cor usada na página acessada. O recurso aproveita ao máximo a visualização do iPhone e prioriza o conteúdo exibido no site.
Além disso, o Opera One segue os passos do Safari e coloca a barra de navegação na parte interior da tela, o que prioriza o controle do app com apenas uma mão — caso o usuário não goste da ideia, é possível mover a barra para o topo.
IA para criar e pesquisar
Presente na versão comum para navegadores e na variante gamer Opera GX, a assistente de IA Aria também aparece no Opera One para iOS. A janela de prompts aceita comandos em textos ou voz para tarefas gerais, como resumir uma página, criar textos ou aprofundar pesquisas pelo próprio navegador, sem a necessidade de abrir outro chatbot.
Além disso, a Aria também consegue gerar imagens com o modelo Imagen2, do Google, e cria resultados em poucos segundos. Vale lembrar que o Safari, navegador nativo dos sistemas da Apple, vai ganhar novos recursos de IA com o iOS 18, então a novidade ajuda a trazer mais opções com a tecnologia no iPhone.
Outros recursos do Opera One
O aplicativo para iOS ainda conta com recursos de pesquisa e outras ferramentas comuns na família do Opera:
- A tela de pesquisa inclui sugestões de palavras-chave, com o objetivo de agilizar a busca;
- A página inicial combina indicações de produtos, notícias e placares esportivos, similar ao Google Discover;
- VPN e bloqueador de anúncios nativos.
O Opera já pode ser baixado na App Store (apps.apple.com)