Opera libera novos recursos de IA para te ajudar a escrever textos
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |
O Opera anunciou uma atualização no Modo de Escrita, ferramenta que usa IA para editar textos pelo navegador. A ferramenta ganhou uma nova interface, mais atalhos de ajuste no texto, histórico de conversas e um novo modo para criar textos prontos a partir de palavras-chave específicas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- IA do Google segue ChatGPT e ganha memória para lembrar suas preferências
- 20 anos de Firefox: relembre a história e as inovações do navegador
O Modo de Escrita é um recurso que permite usar a IA para corrigir ou reescrever conteúdos diretamente na caixa de texto de uma página da web — é possível usá-lo no cliente de e-mail, no editor do X (antigo Twitter), em formulários, e por aí vai.
Edição mais rápida e complexa
Uma das principais novidades da atualização é a ferramenta “Gerar Texto”, que ativa o assistente de escrita e consegue criar textos completos a partir de conteúdos avulsos, como uma palavra, uma expressão ou um tema específico. No decorrer da edição, ainda é possível usar os atalhos da Aria para corrigir textos ou procurar por erros ortográficos, o que ajuda a poupar tempo.
Além disso, o histórico de interações com a Aria fica armazenado no painel lateral para você relembrar versões antigas de um documento. A IA também reformulou o processamento do contexto para entender conversas passadas e trazer sugestões com base no que já foi dito ou está sendo trabalhado.
Com a novidade, o usuário ganha uma alternativa rápida para corrigir textos com IA sem abrir um chatbot específico, como ChatGPT ou Gemini. A Aria se destaca por operar em qualquer página da web e garante resultados em poucos segundos sem a necessidade de abrir outra aba.
Como usar o Modo de Escrita do Opera
Siga estes passos para abrir a janela de edição:
- Abra uma página na web e comece a criar um texto;
- Pressione Ctrl + / (Cmd + / no macOS) para abrir a Aria;
- Converse com a IA para revisar ou editar o texto.
A novidade começou a ser liberada nesta quinta-feira (28) para Windows e macOS.
Leia também:
- Chrome está à venda? Veja quanto o navegador do Google pode valer
- Python vira a linguagem de programação mais popular do GitHub; veja ranking
- IA do Google vai tocar músicas do Spotify no Android
VÍDEO: ENTENDA COMO GOLPISTAS TE MANDAM SMS