Publicidade

Opera ganha atalho rápido para o TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Novembro de 2022 às 12h09

Link copiado!

Reprodução/Opera
Reprodução/Opera
Tudo sobre Opera

A barra lateral do Opera agora conta com um atalho para o TikTok. Uma recente atualização incluiu a rede social de vídeos curtos ao lado do Instagram, do Facebook Messenger e do WhatsApp, permitindo consumir conteúdo de forma rápida e sem tomar uma guia inteira.

O acesso rápido do TikTok no Opera é exatamente como a versão web da rede social, mas exibido em tamanho reduzido na parte esquerda da tela. Ao ser aberta, a plataforma toma espaço a frente da guia principal, mas pode ser fixada na tela para consumir conteúdo paralelamente com a navegação.

Continua após a publicidade

A versão web do TikTok é até bem eficiente para o uso comum da rede, suprindo necessidades básicas de usuários comuns e até de criadores de conteúdo. A partir dela, é possível fazer uploads de vídeos armazenados no PC, falar pelo chat, interagir com vídeos e fazer pesquisas normalmente.

Se diferenciando da concorrência

Ao adicionar integrações como o TikTok à barra lateral, o Opera busca se diferenciar de contrapropostas mais populares como o Chrome e o Edge com ferramentas úteis para o dia a dia. A experiência com o navegador não é tão sóbria quanto a do app do Google, mas tende a oferecer mais opções de personalização e muito mais ferramentas para incrementar a usabilidade diária.

Continua após a publicidade

Atalhos de fácil acesso também ajudam o Opera a manter o usuário no mesmo programa, sem que precise recorrer a alternativas separadas (como web apps baixados ou o próprio celular). Deixar redes sociais ao alcance do clique, mesmo que em versões mais sóbrias que a disponível no mobile, tornam a navegação mais prática e menos recheada de abas.

Será que chega ao Opera GX?

A experiência do Opera tradicional para o "irmão gamer" Opera GX é bem semelhante, então é provável que a integração com o TikTok também esteja em desenvolvimento para ele. Não se sabe, porém, quando o recurso será implementado.