Publicidade

OpenAI pode lançar sucessor do ChatGPT na próxima semana

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2023 às 17h15

Link copiado!

Reprodução/OpenAI (modificada)
Reprodução/OpenAI (modificada)

A OpenAI pode estar próxima de lançar seu modelo de linguagem aprimorado. O GPT-4 estaria pronto para ser apresentado ao mercado já na próxima semana, o que ampliaria ainda mais o escopo hoje atendido pelo ChatGPT.

A informação foi dada pelo Diretor de Tecnologia da Microsoft na Alemanha, Andreas Braun, durante o evento "AI in Focus - Digital Kickoff" e publicada no site alemão Heise. O executivo explicou que a evolução permitiria a criação de modelos multimodais que ofereciam mais possibilidades de uso criativo, incluindo vídeos.

Continua após a publicidade

A tecnologia deve funcionar em todos os idiomas, porque essa seria uma estratégia para tornar os modelos globalmente abrangentes. Vale lembrar que o Bing já usa uma versão melhorada do ChatGPT, então a tecnologia da OpenAI poderia ser essa versão mais bombada, já otimizada pelos engenheiros de software da Microsoft.

Braun não deu mais detalhes, mas a fala foi suficiente para deixar as pessoas empolgadas. O modelo de linguagem evoluído seria a base da próxima versão do ChatGPT, afinal rumores circulam desde o final de janeiro.

ChatGPT anunciado pela Microsoft?

A parte estranha é por que esse anúncio foi feito por um executivo da filial alemã da Microsoft, em vez de alguém da própria companhia dos Estados Unidos. Poderia ser uma precipitação dele ou uma forma de jogar um fósforo na gasolina? Não dá para saber ao certo.

Continua após a publicidade

É provável que o diretor tenha integrantes da sua equipe trabalhando no projeto da OpenAI, afinal a Microsoft é acionista da empresa. Além disso, como já mencionado, o produto pode ser baseado na tecnologia do Bing — que alcançou 100 milhões de usuários diários nesta semana —, então ele já pode estar por dentro das mudanças.

As duas empresas não comentam especulações, portanto é preciso aguardar um posicionamento oficial para saber o que vem por aí.

Fonte: Heise