Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OnlyOffice 7.3 é lançado com prévia de impressão, permissões de edição e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2023 às 17h34

Link copiado!

Reprodução/OnlyOffice
Reprodução/OnlyOffice

O OnlyOffice 7.3 foi lançado com um pacote de melhorias nesta terça-feira (31). A atualização da suíte de código aberto alternativa ao Microsoft 365 e ao LibreOffice introduz uma série de mudanças pequenas que incrementam a experiência geral do usuário, incluindo cargos para facilitar o preenchimento de formulários, mais opções para proteção de documentos por senha e mais.

A compilação não apresenta nada de grandioso, mas tem sua importância pela grande variedade de funções e refinamentos que devem encorpar ainda mais os aplicativos OnlyOffice.

Cargos em formulários

Continua após a publicidade

Uma das adições mais importantes está na atribuição de diferentes cargos para preencher planilhas, recurso que deve tornar a apresentação de documentos bem mais simples e intuitiva.

Basicamente, a novidade permite que o autor do documento determine papeis para cada tipo de usuário (com cor e nomes específicos). Assim, ele pode marcar os campos que precisam ser preenchidos pelo cargo em questão, tudo com um indicador visual.

Suporte para figuras SmartArt

Continua após a publicidade

A atualização 7.3 enfim introduz suporte para elementos SmartArt em documentos no OnlyOffice. O recurso permite “criar representações visuais de informações nos arquivos de texto, planilhas, apresentações e formulários”, descrevem os desenvolvedores.

Restringir ações em documentos de texto

O aplicativo OnlyOffice incluiu novas opções para proteger arquivos de alterações indesejadas. Agora, usuários podem escolher quais ações os visitantes podem fazer, incluindo permissões somente para visualização, preencher certos campos, deixar comentários e acompanhar sugestões de revisão.

Continua após a publicidade

De certa forma, as novas opções colocam o OnlyOffice em nível semelhante ao Google Docs, que aproveita a facilidade de compartilhamento e diferentes níveis de acesso para promover colaboração entre colegas.

Inspecionar cálculos em janela especial

O OnlyOffice 7.3 introduz o recurso “Watch Window” (“Janela de observação”, em tradução livre) para facilitar a inspeção de cálculos em planilhas sem precisar rolar a página e conferir em cada uma das células.

Continua após a publicidade

Criar documentos sem abrir o aplicativo

Finalmente, o OnlyOffice permite criar documentos, planilhas, apresentações e formulários novinhos sem precisar abrir o aplicativo antes. As opções “Novo documento”, “Nova planilha”, “Nova apresentação” e “Novo formulário” ficam disponíveis direto do menu de contexto do sistema operacional.

Prévia de impressão

Continua após a publicidade

Antes de imprimir um documento, você poderá conferir o resultado final numa prévia do OnlyOffice. O caminho até o recurso de impressão também ficou mais fácil de acessar, estando disponível a partir do botão “Impressão rápida” na barra de ferramentas superior.

Distribuição

A atualização OnlyOffice 7.3 é distribuída de forma gradativa, mas também pode ser baixada no site oficial do programa. No Linux, o update está disponível via Snap Store ou Flathub (mas a compilação tende a levar alguns dias para ficar disponível nessas plataformas).