Publicidade

O que é Wplace? Site deixa pintar o mapa mundi e faz sucesso na web

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O site brasileiro Wplace foi lançado em julho de 2025 e rapidamente conquistou a internet. A plataforma interativa surgiu com a proposta de pintar todo o mapa do mundo em pixel art, com trilhões de pixels disponíveis e ambiente colaborativo em tempo real.

É difícil abrir o site e não encontrar uma região sem alguma pintura feita pela comunidade. Em poucas semanas, o mapa mundi virou um grande mural por lá. A seguir, o Canaltech explica:

  • O que é o Wplace?
  • Como funciona?
  • Sucesso nas redes sociais
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é o Wplace?

O Wplace é um jogo multijogador hospedado em um site no qual os usuários podem pintar vários pontos do mapa em tempo real. 

O espaço é separado em pequenas grades de pixels, então as pessoas podem colorir um “quadrado” por vez, o que rende um visual estilo pixel art — algo que lembra os videogames dos anos 1980 e 1990.

O mapa é público e não há limite de usuários, então cada um pode pintar o que quiser, inclusive sobre outros desenhos já existentes. A plataforma chamou a atenção pela colaboração entre os visitantes, que normalmente se juntam para projetos maiores ou para ajudar a terminar grandes desenhos.

Como funciona?

O Wplace é gratuito e exige criar uma conta para começar a desenhar. Em seguida, basta escolher um lugar no mapa, uma cor e deixar a criatividade fluir.

Cada conta tem direito a pintar 62 pixels por vez. Ao acabar com o limite, é necessário esperar 30 segundos para repor a quantidade de seguir com os desenhos.

Sucesso nas redes sociais

Continua após a publicidade

A proposta do site deu muito certo nas redes sociais — em poucos dias após o lançamento, comunidades se organizaram para criar desenhos conjuntos. Por funcionar em tempo real e ter o mesmo mapa, muitas pessoas conseguiram se reunir nos projetos.

Um exemplo comum envolve os times de futebol: acessar a região do estádio de uma equipe popular no Brasil traz uma série de imagens feitas pelos torcedores. 

Além disso, os brasileiros foram criativos com outros temas. Um projeto em andamento envolve criar uma ponte que liga o país até a África, enquanto outra brincadeira juntou vários desenhos de barcos do país chegando em Portugal.

A ilha de Taiti, na Oceania, é um tema constante no jogo Red Dead Redemption 2, então os fãs resolveram pintar o território com várias referências ao game.

Continua após a publicidade

A seguir, veja algumas criações populares nas redes:

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: o lado B dos cartuchos de videogame