Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Material You?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Maio de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

A Material You, como o próprio Google define, é “o próximo estágio do Material Design”. A identidade visual que ilustra aplicativos, serviços e sistemas do Google foi apresentada no Google I/O de 2021 e logo desembarcou como a principal novidade do Android 12, em uma renovação estética que se estendeu por todo o ecossistema da companhia.

A linguagem de design é uma evolução direta da identidade anterior, a Material Design, introduzida em 2014. A principal proposta do novo estilo visual é incrementar o nível de personalização para o usuário, dando-lhe o controle sobre a paleta que compõe a experiência geral — do sistema operacional, aos aplicativos.

Continua após a publicidade

“Desenvolvemos essa percepção para gerar paletas da Material únicas para todos, derivadas de um sinal pessoal — o papel de parede — que pode ser aplicado a toda experiência”, descreve o Google. O padrão visual celebra “a tensão entre sensibilidade de design e preferência pessoal”, numa abordagem mais humanizada.

“E se a forma não seguisse apenas a função, mas também o sentimento?”, refletiram funcionários do Google enquanto pensavam na Material You.

Adaptada para tudo

Outra característica importante da Material You está na sua flexibilidade. Quando pensou no novo estilo, o Google priorizou a criação de um padrão visual capaz de se adaptar a diferentes tipos e tamanhos de tela — algo crucial para possibilitar harmonia entre dispositivos de segmentos distintos.

Continua após a publicidade

O novo design, portanto, se adapta ao espaço fornecido para ele, sem que isso “quebre” suas características mais marcantes. “A interface do usuário reage às mudanças de tela, mudanças de contexto, mas também [mudanças] humanas”, descreveu o Google.

Graças à sua versatilidade, a Material You se faz presente não só no celular, mas também em outros formatos: smartwatches, tablets, dobráveis, desktop e web. Em cada um deles, o padrão de design é, sim, um tanto diferente, mas as características mais importantes são preservadas, tornando toda a experiência familiar e uniforme.

Essa mesma elasticidade também favorece a acessibilidade. O Google entende que há diferentes necessidades e finalidades para os próprios serviços e softwares, portanto, é necessário que o design embarcado nesse ecossistema seja sensível a essas finalidades.

Material You no Android 12

Continua após a publicidade

Foi no Android 12 que a Material You fez sua estreia. O sistema operacional do Google representou uma importante virada de página para a companhia, com uma renovação visual profunda em toda a experiência no Android.

A Material You introduziu cantos arrendondados, mais animações, efeitos, cores e, principalmente, Cores Dinâmicas — em que o tom complementar do Android é composto pela paleta do papel de parede. Além disso, deu nova cara para aplicativos nativos, seções do sistema operacional, widgets e demais elementos da plataforma.