Publicidade

O que é Cloudflare?

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A Cloudflare é uma empresa estadunidense que opera uma rede global de distribuição de conteúdo, além de oferecer serviços de infraestrutura e segurança para páginas da web. O sistema em nuvem é responsável por manter diversos sites e apps ativos e conectados à internet. 

É uma das principais companhias do setor em todo o mundo, responsável por uma grande parcela do tráfego na web e com mais de 300 data centers espalhados entre os continentes.

O que a Cloudflare faz na web?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A lista de recursos da companhia é extensa, incluindo serviços que permitem acessar páginas com maior velocidade, mecanismos de proteção para sites e usuários e outros aspectos técnicos de infraestrutura — como se fosse um grande guarda-chuva para abrigar toda a web.

Algumas das ferramentas são:

  • Serviços de DNS (que conecta as URL dos sites aos seus respectivos endereços IPs);
  • Firewall e proteção contra ataques DDoS;
  • Gerenciamento de cache;
  • Rede de distribuição de conteúdo (CDN, da sigla em inglês) para acessar páginas com velocidade e segurança;

Por que ela é tão importante?

Para empresas e desenvolvedores de sites, a Cloudflare tem um papel essencial ao fornecer uma infraestrutura completa de segurança, performance e distribuição. Assim, sites menores e grandes aplicativos contam com recursos parecidos para manter a web estável.

Do ponto de vista do usuário, a Cloudflare é responsável por manter uma navegação estável e garantir que as páginas serão carregadas corretamente. O serviço opera como um “mediador” da conexão: no lugar de um dispositivo se conectar diretamente com o site, ele se conecta a um servidor da Cloudflare, que por sua vez envia as informações à página.

É por isso que um eventual erro nos servidores da Cloudflare pode gerar um efeito dominó: diversos sites podem apresentar lentidão ou até mesmo deixam de funcionar diante de uma eventual instabilidade. 

Nesses casos, é comum ver a famosa mensagem de erro da empresa, que informa se há um problema com o navegador, o servidor ou o site de destino. 

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Qual a DIFERENÇA entre as redes 4G e 5G?