Publicidade

O que acontece com um número de WhatsApp desativado?

Por| Editado por Bruno Salutes | 15 de Maio de 2022 às 17h00

Link copiado!

(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
Tudo sobre WhatsApp

Afinal, o que acontece com um número de WhatsApp desativado? Se você já experimentou o recurso, deve ter notado alguns efeitos da ação. Há, contudo, detalhes que não são óbvios, mas merecem a sua atenção caso queira desativar a conta no mensageiro.

Bom, como o nome já sugere, a conta não é excluída totalmente. O processo de exclusão, ainda que tenha um prazo de 90 dias para ser concluído, é irreversível. Além disso, grande parte dos dados que envolvem a conta é removida definitivamente.

Quando o usuário opta pela desativação, isso não ocorre. Dentro do prazo de 30 dias, ele pode recuperar a conta a qualquer instante e, com ela, todos os seus dados. Além disso, o seu contato continuará visível para outros usuários — o que não ocorre na exclusão.

Continua após a publicidade

Aliás, todas as mensagens enviadas nesse período aparecerão quando o usuário voltar para a plataforma. As conversas e grupos também serão recuperados. Caso a conta não seja ativada nesse período, ela será excluída. Os efeitos práticos disso, importa destacar, são idênticos à exclusão manual.

Em uma oportunidade anterior, explicamos como desativar a conta do WhatsApp. Infelizmente, o processo não pode ser feito através do aplicativo: é preciso contatar o suporte do mensageiro pelo e-mail support@whatsapp.com. No assunto, insira a frase “Perdido/roubado: desative a minha conta” e, no corpo do e-mail, digite o número de telefone vinculado ao perfil.

Como reativar a conta do WhatsApp

Continua após a publicidade

O processo de reativação, acredite, é ainda mais simples. Basta reinstalar o aplicativo ou, caso já o tenha baixado, acessar a conta normalmente. Nesse primeiro momento, é necessário verificar o número através de um código enviado por SMS. Para ter sucesso, o número utilizado deve ser aquele vinculado à conta. Depois disso, basta aguardar o backup para ter acesso total à conta novamente.