Número de downloads do Twitter caiu após mudança para X
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

A quantidade de downloads do aplicativo do Twitter despencou nos últimos meses. De acordo com dados da plataforma Apptopia, o número de instalações no período entre julho e setembro caiu cerca de 30% em comparação com o bimestre anterior.
- Twitter vai treinar IA com dados de usuários
- Nova diretriz do Twitter permite coleta de dados biométricos
O mês de julho foi marcado por muitas mudanças e turbulências na rede social. Elon Musk decidiu remodelar completamente a identidade da plataforma e alterou o nome de Twitter para X — semanas depois, até acabou com o verbo “tuitar”. Paralelamente, o rival Threads foi lançado pela Meta no mesmo mês e teve grande sucesso inicial até perder força nas semanas seguintes.
Em comparação com o mesmo período no ano passado, a média de downloads do Twitter caiu em 18%. Os dados apontam para quedas em alguns dos principais mercados da plataforma, como Estados Unidos, Reino Unido e Japão. Além disso, a rede ganhou 10 milhões de novos usuários entre agosto e setembro deste ano, um número mais baixo em comparação com outros meses.
A média diária de usuários também apresentou uma leve queda: 249 milhões de contas ativas por dia em setembro contra 253 milhões em julho.
Planos do X para o futuro
Desde a mudança de nome, Elon Musk reforça a ideia de transformar a plataforma num “superapp”, capaz de concentrar diversas funções. A rede social deve receber suporte a chamadas de vídeo e áudio, pretende abrir espaço para publicação de vagas de emprego e recentemente inaugurou um programa de remuneração para criadores de conteúdo assinantes do X Blue.