Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo Firefox ganha atalho para reforçar privacidade e suporte a autenticadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2023 às 16h13

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla acaba de lançar o Firefox 114 com alguns aprimoramentos interessantes, como medidas de segurança para HTTPS, correções de bugs e algumas melhorias para desenvolvedores.

O navegador open source pretende se manter relevante em meio à concorrência acirrada com os rivais Chrome, Edge e Safari. Será que o Firefox 114 consegue bater de frente com os demais?

DNS sobre HTTPS

Continua após a publicidade

A primeira e mais importante novidade é a interface para gerenciar a lista de exceções do recurso DNS sobre HTTPS. Versões anteriores já ofereciam o suporte a esse mecanismo de privacidade, mas agora há novas opções para configuração.

O Firefox 114 traz uma maneira fácil de adicionar sites à sua lista de exceções: basta clicar no atalho para ser direcionado ao local exato. Assim, você envia sua requisição de nome de domínio através de uma conexão criptografada, por meio de um DNS seguro para dificultar que outras pessoas vejam os sites acessados.

Autenticação reforçada

Continua após a publicidade

O navegador agora oferece suporte a autenticadores do padrão FIDO2/WebAuthn via USB no Windows, macOS e Linux. Alguns recursos mais avançados associados a esse método podem exigir a definição de um PIN no token de autenticação.

Pesquisa facilitada de favoritos e histórico

O Firefox 114 facilitou a pesquisa por sites favoritos no menu dedicado. A opção “Procurar Favoritos” é indicada para quem salva muitas páginas da internet ali no local, o que pode dificultar a localização manual.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o clique ali ativa uma espécie de filtro e leva o usuário para a Barra de URLs, então a opção é basicamente o que você faria ao digitar o endereço no local. Porém, como está restrito apenas aos favoritos, o usuário pode localizar mais facilmente o que deseja.

Essa opção também foi introduzida em outras guias — Histórico, Biblioteca e Aplicativo — com a mesma fórmula de pesquisa.

Outros pequenos ajustes do Firefox 114

A Mozilla também dedicou o update para corrigir alguns bugs e implementar mudanças mais singelas. Abaixo estão listadas as principais:

Continua após a publicidade
  • usuários do macOS podem capturar vídeo das webcams de seus dispositivos em resoluções superiores a 1280 × 720;
  • sites que usam window.print() agora funcionam no Firefox para Android;
  • extensões listadas podem ser reordenadas no menu do botão da Barra de Ferramentas de Extensão. É só clicar com o botão direito do mouse e selecionar para mover para cima ou para baixo.

Quando chega o Firefox 114?

O Mozilla Firefox 114 já está disponível para download e atualização no Windows, macOS e Linux. É possível fazer o download direto do site da Mozilla ou apenas fazer o procedimento abaixo para atualizar:

  1. Clique no menu Sanduíche (três traços);
  2. Vá até “Ajuda”;
  3. Clique em “Sobre o Firefox”;
  4. Aguarde a transferência completar e reinicie o navegador.
Continua após a publicidade

Recentemente, saiu notícias de que o Firefox vai usar IA para detectar avaliações falsas em lojas online. O objetivo é dar mais segurança para o usuário que pretende comprar um produto.

A Mozilla também poderia trocar o Google pelo Bing como buscador padrão no navegador da raposa. A mudança colocaria fim a uma parceria que já dura quase duas décadas e poderia reforçar a pesquisa da Microsoft.