Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox vai usar IA para detectar avaliações falsas em lojas online

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Maio de 2023 às 11h33

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

Nesta semana, a Mozilla anunciou a aquisição da Fakespot, empresa dona de um detector de avaliações falsas em produtos e serviços vendidos na internet. A ferramenta funciona em sites de grandes varejistas e provedores de serviços, como Amazon, eBay e TripAdvisor.

A extensão Fakespot usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para detectar padrões em avaliações e comentários enganosos em produtos em lojas virtuais. O site e a ferramenta para navegadores ajudam consumidores a identificarem análises estranhas, possivelmente compradas e até mesmo geradas por ferramentas como o ChatGPT, tornando a decisão de compra mais segura.

Continua após a publicidade

"Usando o Fakespot, um comprador pode ver rapidamente onde as avaliações enganosas podem estar inflando artificialmente a classificação de um produto nos mecanismos de pesquisa", pontuou o diretor de produtos da Mozilla, Steve Teixeira.

Detecção de análises falsas no Firefox

Dentro da Mozilla, a Fakespot continuará atendendo outros navegadores, mas a posse da empresa deve tornar a extensão ainda mais útil no Firefox. Segundo a organização, a ferramenta será gradativamente implementada no programa, mas não foi divulgado como ela vai funcionar no computador e no celular.

"A adição das capacidades do Fakespot deixarão os consumidores do Firefox mais bem equipados para passar por análises falsas e comprar confiantes de que o produto é de alta qualidade e autêntico", disse Teixeira.

Ferramenta útil, mas não perfeita

O Fakespot torna a experiência de compra mais segura, mas ela não é perfeita. É importante que o usuário tome a avaliação da extensão com cautela, apesar de capacidade do recurso em filtrar análises de contas automatizadas criadas para inflar o ranqueamento de ofertas.

Atualmente, o olhar cético é ainda mais importante, uma vez que inteligências artificiais conversacionais (ChatGPT, Bing e outros) são amplamente acessíveis e conseguem produzir textos convincentes. Sendo assim, o Fakespot se torna um apoio, mas o senso crítico pessoal é indispensável.

Sem previsão de lançamento

Continua após a publicidade

A integração íntima do Fakespot no Firefox não tem previsão de lançamento, mas a extensão já pode ser baixada no site oficial do Fakespot.