Novo app da Receita Federal reúne CPF, IRPF e outros serviços em um só lugar

Novo app da Receita Federal reúne CPF, IRPF e outros serviços em um só lugar

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Outubro de 2021 às 14h10
Receita Federal

A Receita Federal do Brasil lançou um aplicativo com vários serviços e informações de interesse do contribuinte em um só local. A ideia é centralizar a maioria dos recursos do site e de outras aplicações a partir do login com o perfil criado no gov.br.

A nova versão do app traz atalho para serviços como emissão e regularização de CPF, declaração do Imposto de Renda (para acompanhar a fila da restituição, por exemplo), acompanhamento de processos, acesso ao eSocial e agendamento de atendimento nas unidades físicas da Receita.

O app reúne várias funções de outras aplicações em um só lugar (Imagem: Reprodução/Receita Federal)

Ele também agrupa funcionalidades de outros apps: IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com essa adição, o governo federal espera reduzir as idas aos pontos de atendimento, facilitar a localização à dados mais simples e desafogar um pouco o site da RFB. Os desenvolvedores também aproveitaram o espaço para inserir notícias sobre a instituição e conteúdos do canal da Receita Federal no YouTube.

Por enquanto, você não poderá usar apenas o app da Receita e deverá manter os demais instalados para conseguir acessar a algumas funcionalidades, mas a expectativa é que isso seja mudado até o final de 2022. O programa está disponível gratuitamente para cidadãos com celular Android (Google Play Store) e iOS (App Store).

Fonte: Receita Federal  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.