Publicidade

Novo app do Google digitaliza documentos e organiza tudo automaticamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2021 às 16h40

Link copiado!

Fotomontagem/Alveni Lisboa/Canaltech
Fotomontagem/Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google acabou de lançar o Stack PDF Scanner + Document Organizer, um aplicativo que combina funções de digitalização de arquivos PDF e organizador de arquivos para Android. O software foi criado na incubadora de desenvolvedores Area 120 e já está disponível para download na Play Store.

A ferramenta permite digitalizar contas, recibos e documentos em PDFs ou importá-los do rolo da câmera. É possível recortar o material fotografado, girar a imagem e fazer correções de brilho ou ajustes nas cores. Tem suporte a OCR — tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem escaneado, escritos a mão, datilografados ou impressos — e consegue nomear e organizar tudo automaticamente em categorias, conforme o tipo.

Continua após a publicidade

O bacana do OCR é que ele facilita a busca porque consegue "ler" o conteúdo dos documentos, o que permite a exibição de detalhes como valor total, data da transação, vencimento e similares. Também é possível copiar esses dados com os botões disponíveis, sem precisar abrir o PDF.

Os arquivos aparecem na tela principal e podem ser categorizados como veículos, banco, documentos pessoais, recibos, casa, despesas médicas ou em uma seção especial para favoritos (basta marcar a estrela ao lado do ícone desejado). Se for relacionado a alguma marca ou empresa conhecida, o app pode inserir uma tag para identificar de onde veio aquele documento, como Starbucks, Amazon, Walmart e outras.

Para manter os dados mais seguros, além da tradicional criptografia, o Google permite o uso de impressão digital ou reconhecimento facial. Dá para ativar também a criação de cópias de segurança no Google Drive, que também possui uma funcionalidade de scanner, porém mais simples do que as opções oferecidas pelo Stack.

Projeto experimental

Continua após a publicidade

A Area 120 é uma divisão do Google para incentivar a produção de novos produtos por funcionários da própria empresa. Trata-se de um setor similiar ao Microsoft Garage, já que ambos são voltados para o desenvolvimento de projetos não-oficiais produzidos pelos colaboradores ou parceiros.

Já resultaram deste setor experimental apps como a rede social Tangi, para compartilhamento de tutoriais em vídeos curtos; o projeto Byteboard, um portal que permite melhorar as entrevistas de emprego feitas a programadores e medir as capacidades técnicas de cada candidato; e o Adlingo, uma inovadora ferramenta para fazer converter anúncios convencionais em chatbots. Todos são bem inovadores, mas tem uma coisa em comum: nunca chegaram a decolar.

O Stack está oficialmente listado como disponível para Android, mas não está liberado no Brasil. Ao acessar a loja, recebe-se a mensagem de que o app não é compatível com nenhum dispositivo — o Canaltech testou com um Samsung Galaxy S10 Plus e não foi possível baixar.

Continua após a publicidade

Ficou com vontade de baixar esse novo app ou acha que não fará falta? Comente e deixe sua opinião.

Fonte: Android Police