Novidade do Edge vai ajudar bastante quem costuma ler grandes arquivos em PDF

Novidade do Edge vai ajudar bastante quem costuma ler grandes arquivos em PDF

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2021 às 12h38
Microsoft

Embora os leitores de PDF sejam programas com finalidade bem explícitas, há quem prefira (ou seja obrigado a) desfrutar de documentos direto nos navegadores. Em razão disso, os programas criados especificamente para possibilitar o acesso a sites da internet também lançam recursos para facilitar a leitura digital. Uma das desvantagens dessa leitura online, em especial de arquivos com muitas páginas, era precisar recomeçar tudo do início se a janela fosse fechada.

A Microsoft sabe desse problema e agora mudará isso no Edge. O navegador em ascensão permitirá a retomada da leitura exatamente da página e do local onde ela foi interrompida pela última vez. Por enquanto, será necessário realizar a ativação manual disso em Configurações > Cookies e permissões de site > Documentos PDF. Este é um recurso liberado para um pequeno grupo de experimentadores, por isso poucos conseguem o acesso imediato.

O Edge vai possibilitar a retomada de PDFs (Imagem: Leopeva64-2/Reddit)

Os desenvolvedores também adicionaram a capacidade de usar as teclas do teclado para escrever em PDFs e capturas da web. A ideia é levar recursos de leitores tradicionais, que permitem redigir comentários nestes arquivos, também para o navegador. Isso era algo que já ocorria com certa naturalidade nos celulares, graças a recursos de edição próprios dos sistemas operacionais, mas que agora devem chegar também ao Edge.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outra novidade são as novas opções para copiar URLs. Segundo o Edge, quando você copia a URL, por padrão, o navegador criará um link amigável baseado no título da página para colar. Para colar o endereço real será necessário utilizar o atalho Ctrl+Shift+V ou selecionar o retorno para o modelo antigo nas configurações.

Um pequeno ícone vai permitir levar vídeos para o modo PiP (Imagem: Leopeva64-2/Reddit)

Por fim, a Microsoft adicionou recentemente um novo botão do Picture in Picture (PiP) de modo nativo para vídeos em reprodução. Basta passar o mouse por cima para ver esse recurso, que permitirá a continuação do vídeo em uma telinha pequena mesmo enquanto acessa outras guias e páginas.

Estas novidades estão em fase de testes para usuários do Edge Canary e Dev, mas não devem levar muito tempo para chegar à versão estável, afinal trata-se de uma adição útil para todo tipo de público e uma das mais solicitadas. Elas podem desembarcar na versão 93 do Microsoft Edge estável, previsto para chegar nas próximas semanas.

Fonte: Microsoft, Reddit  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.