Novas regras do WhatsApp entram em vigor; o que acontece se você não aceitá-las?
Por Douglas Ciriaco |
Anunciadas no começo de 2021 como potencialmente simples ajustes em seus termos, as novas regras de uso e política de privacidade do WhatsApp seguem alvo de polêmica. Isso porque o novo regramento culmina em um maior compartilhamento de dados entre o app de mensagens e o Facebook, seu proprietário.
- WhatsApp desiste de suspender imediatamente quem não aceitar novos termos de uso
- WhatsApp conta o que acontecerá se você não aceitar sua política de privacidade
- WhatsApp prepara nova tentativa de esclarecer polêmica de privacidade
As regras atualizadas entram em vigor neste sábado, 15 de maio de 2021, e não aceitá-las pode resultar na inutilização do aplicativo no celular. Saiba agora exatamente o que acontece caso você escolha negar o aceite proposto pelo Facebook.
E se eu não aceitar as novas regras do WhatsApp?
Segundo o site de suporte do WhatsApp, ninguém será imediatamente suspenso da plataforma caso não aceite as novas regras até 15 de maio de 2021. Especificamente no Brasil, em resposta a órgãos reguladores que questionaram a mudança, o Facebook informou que não vai aplicar qualquer tipo de limitação durante os próximos 90 dias — ou seja, por aqui, as regras passam a valer mesmo somente em 13 de agosto deste ano.
Quando elas começarem para valer, contudo, quem seguir negando as concessões solicitadas pelo aplicativo de mensagens passará a ver um incessante aviso informando sobre a mudança e poderá ter recursos limitados.
“Você não poderá acessar sua lista de conversas, mas ainda poderá atender chamadas de voz e de vídeo”, informa o WhatsApp. Ainda de acordo com o app, quem sofrer este tipo de limitação seguirá capaz de responder mensagens de texto e retornar chamadas de voz e de vídeo apenas por meio do menu embutido na notificação enviada ao seu celular.
Também conforme o mensageiro, “após algumas semanas do uso limitado dos recursos, você não poderá mais receber chamadas nem notificações, e o WhatsApp não enviará mais mensagens e chamadas para seu celular”. Em resumo, você ficará totalmente impossibilitado de se comunicar via “Zap”.
O aplicativo de mensagens alerta, porém, que o não aceite dos novos termos não vai resultar em exclusão da conta — ou seja, em qualquer momento do futuro será possível aceitar as novas regras e voltar a usar o aplicativo plenamente.
Além disso, o WhatsApp informa que nem todos os usuários que não aceitarem os termos sofrerão essas punições ao mesmo tempo. Isso quer dizer o seguinte: duas pessoas que não deram o OK na tela as novas regras podem sofrer as sanções em momentos distintos.
Para mais informações, consulte a página dedicada aos novos termos de serviço e política de privacidade no site oficial do WhatsApp.
Você já aceitou ou pretende aceitar as novas regras do WhatsApp? O que achou da mudança? Comente aí embaixo.
Fonte: WhatsApp