Nova modalidade Uber Shuttle oferece ônibus fretado e tem foco em empresas

Nova modalidade Uber Shuttle oferece ônibus fretado e tem foco em empresas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Janeiro de 2022 às 12h23
Reprodução/Uber

O Uber há pouco encerrou o serviço de entrega para restaurantes no Brasil, mas a empresa continua apostando no mercado nacional — desta vez, com viagens por ônibus fretados. Nesta semana, a companhia apresentou o Uber Shuttle para Empresas, uma solução integrada ao app pensada para facilitar o deslocamento de funcionários nas idas e vindas do trabalho.

Os veículos comportam de dez a 50 pessoas por viagem, de forma personalizada, segundo a Uber. Quem gerencia o transporte são as empresas interessadas no serviço, mas a marcação de vagas e acompanhamento de rotas e paradas para o embarque e desembarque acontece 100% via app no celular do funcionário, em tempo real.

O Uber Shuttle é gerenciado pela empresa interessada no transporte, mas o funcionário consegue acompanhar informações da viagem em tempo real no app (Imagem: Reprodução/Uber)

A primeira parceria para o Uber Shuttle foi com a Toyota, que usará a modalidade para transportar funcionários entre São Paulo e Sorocaba, onde está uma das fábricas da montadora.

Novo modelo

Enquanto as viagens de carro ou moto da Uber se apoiam em autônomos parceiros, o Uber Shuttle aposta no interesse das empresas de transporte — a plataforma faz a ponte com a companhia que busca o transporte. No momento da contratação, são definidas as necessidades e qual tipo de ônibus precisa ser utilizado para levar funcionários de lá para cá.

“Temos percebido que as empresas têm buscado cada vez mais oferecer benefícios interessantes para seus funcionários e façam sentido para o negócio. O Uber Shuttle para Empresas chega nesse momento e une a facilidade do uso do aplicativo da Uber, que já é conhecido por todos, com a oferta de um novo produto que promove o deslocamento de colaboradores de uma mesma empresa”, disse a diretora da Uber para Empresas na América Latina, Tavane Gurdos.

Para ter acesso ao serviço, as companhias precisam estar cadastradas na Uber para Empresas e contratar a ferramenta Shuttle. Daí, também precisam definir rotas únicas com horários predefinidos para realizar o transporte. Toda semana, o app gerará relatórios sobre a operação Shuttle para Empresas, para que os setores responsáveis mantenham o controle sobre quem usa o transporte fretado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.