O que é uma Notificação Push
Por Felipe Freitas • Editado por Bruno Salutes | •

As Notificações Push, estão mais presentes no seu dia-a-dia do que você imagina. Já parou para pensar em quantas notificações você recebe diariamente no seu celular? Às vezes uma mensagem do WhatsApp, às vezes um cupom do iFood, aquela nova curtida na sua foto do Instagram ou até mesmo as novas matérias do Canaltech.
Tudo está conectado. Justamente por que essa é a melhor forma dos aplicativos se comunicarem com você. Você sabe como funcionam as Notificações Push? Confira a seguir em nossa matéria.
- Como desativar notificações de apps no Android?
- Aprenda a como ativar e configurar as notificações do Instagram
- Como desativar as notificações em seu navegador
O que são as Notificações Push
A palavra “Push”, vem do inglês e significa “Empurrão”, mesmo que push seja mais parecido com a palavra puxar em português, as notificações push são aquele “empurrãozinho” que faltava para você retornar ao aplicativo. Sendo assim, essa é a forma mais eficiente de comunicação entre os aplicativos e usuários.
Em síntese, a Notificação Push é um tipo de mensagem que é enviada dos aplicativos de celular e sistemas operacionais, em geral. Sua principal função é informar conteúdo pertinente ao usuário com o intuito de incentivar o engajamento do mesmo. Ou seja, toda notificação push, deseja alcançar o usuário.
É mais comum receber, esse tipo de notificação quando tais aplicações estão fechadas, exceto quando o assunto são as redes sociais, essas informam as ações efetuadas por outros usuários, esteja a aplicação aberta ou fechada.
Porque as Notificações Push são importantes para os aplicativos
Com as notificações push, você poderá alcançar mais engajamentos em seu aplicativo. Sendo assim, são responsáveis pela maior parte do relacionamento entre aplicativo e usuário.
Por exemplo, em certos momentos do dia você costuma receber notificações com descontos do iFood, vamos supor também que essas notificações em alguns dias apareçam durante seu horário de almoço e em outros durante seu horário de jantar. Essa é uma das estratégias de relacionamento, porque o logaritmo do aplicativo identifica que durante esse horário o número de engajamentos dos usuários é maior.
Além disso, existem diversas intenções nas mensagens de notificação push, às vezes podem ser uma nova atualização do sistema, uma mensagem daquele seu aplicativo de aprender idiomas ou até mesmo uma nova DM em seu Instagram.
Mas, e você? Já checou as suas notificações hoje?