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Navegadores mais usados | Microsoft Edge cresce em novembro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2022 às 10h53

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Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Microsoft Edge cresceu em popularidade no último mês, reportam os dados do site StatCounter. Entre outubro e novembro de 2022, o navegador foi de 10,86% para 11,17% de fatia do mercado no desktop, aumentando ainda mais vantagem sobre o Safari e o Firefox.

O crescimento também favorece o Microsoft Edge na visão geral do mercado de navegadores (incluindo aí celulares, PCs e tablets). Nesse cenário, porém, o Safari segue como o segundo maior, agora com 18,67% do segmento, enquanto o Chrome se mantém líder absoluto com 65,86%.

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No recorte do mercado que considera somente navegadores de PC, a disputa só é acirrada entre Edge, Safari e Firefox — aqui o Chrome também lidera com larga vantagem (66,18%). Desde março de 2022, porém, o navegador da MS começou a disparar acima dos seus concorrentes, conquistando a posição de segundo programa mais utilizado no PC.

É difícil cravar o motivo exato que faz o Microsoft Edge alcançar o posto, mas dá para levantar teorias: a insistência da MS em incentivar o uso do navegador no Windows 11, a adição de novas funcionalidades e a praticidade de ter o programa instalado por padrão no Windows podem ser algumas das razões mais importantes para esse impulso de popularidade.

Mercado mobile

O mercado mobile de navegadores se comporta de um jeito bem diferente: lá, o Chrome ainda é o principal navegador, seguido também pelo Safari (ambos programas nativos do Android e iOS, respectivamente), mas em terceiro lugar está o Samsung Internet, navegador da fabricante de smartphones sul-coreana.

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O programa da Samsung sequer aparece no quadro geral com porcentagem significativa, mas no mercado mobile sua presença é notável. Em novembro de 2022, o programa acumulou 4,54% do segmento. Embora esteja bem abaixo dos concorrentes maiores — Chrome com 66,23% e Safari com 24,14% —, ele se mostra uma alternativa relevante.