Navegador Vivaldi agora é capaz de "pausar" a internet para você

Navegador Vivaldi agora é capaz de "pausar" a internet para você

Por Diego Sousa | 10 de Setembro de 2020 às 14h30
(Imagem: Divulgação/Vivaldi)

Apesar de não ser tão popular quanto o Google Chrome e o Microsoft Edge, o Vivaldi é um navegador que volta e meia adiciona recursos bem interessantes e ainda não vistos nos concorrentes. Com a atualização 3.3 para desktops, notebooks e dispositivos Android, o programa trouxe diversas novas funções, inclusive uma opção para "dar um pause" na internet.

Modo pausa para PCs

A adição mais interessante para desktops e notebooks é o chamado Break mode (“Modo pausa”, em tradução livre). Como o nome já indica, o recurso permite que você “pause” a internet para focar em outras tarefas. Segundo a empresa, muitas pessoas têm dificuldade em dividir seu tempo pessoal e profissional, ainda mais com a maior adoção do trabalho em esquema de home office durante a pandemia.

A ideia, aqui, é que você tenha tempo para fazer outros programas durante o dia assim que o expediente acabar. Dessa forma, você autoriza o Vivaldi a praticamente “bloquear” o seu uso à internet, interrompendo áudios e vídeos HTML5 em execução e ocultando todas as guias, painéis e outros conteúdos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Veja como o recurso funciona no vídeo abaixo:

O Vivaldi explica ainda que o recurso pode ser usado para outros fins, como esconder conteúdos privados de familiares ou amigos por um tempo, além de designar seu foco a outro trabalho que não precise do navegador em execução.

Novas funções

Agora, o navegador também vai permitir que você altere o tema das janelas privadas. Por padrão, haverá um novo tema chamado “Blurple”, uma mistura de azul com roxo, mas será possível definir aparências personalizadas conforme o seu gosto.

Nova cor Blurple para o modo privado (Foto: Divulgação/Vivaldi)

Outra função é a de destacar e clicar em partes da URL. Segundo a empresa, ao segurar o botão CTRL do teclado enquanto passa o mouse na barra de endereço, será possível ver onde a URL será cortada. Na prática, isso deve ajudar a navegar rapidamente entre as páginas de um mesmo site.

Função deve ajudar a navegar rapidamente entre páginas de um mesmo site (Foto: Divulgação/Vivaldi)

Outras novidades incluem um identificador de páginas da web, que alertará sobre sites maliciosos, uma notificação na barra de endereço quando uma URL for muito pequena, além da possibilidade de proibir páginas inteiras de serem exibidas e a opção de arrastar e soltar entradas em pastas facilmente no desktop.

Novidades no Android

A versão 3.3 do Vivaldi para dispositivos Android trouxe a possibilidade de mover as barras de endereço e guias para a parte inferior do navegador. A novidade deve ajudar a acessar os conteúdos mais facilmente com apenas uma mão, além de garantir a alternância entre guias abertas com mais rapidez.

Caption

As novidades da versão 3.3 do Vivaldi já estão disponíveis para download.

Baixe o Vivaldi: Android | Windows | macOS | Linux

Fonte: Vivaldi (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.