Publicidade

Navegador Tor fecha brecha que permitia rastreamento de usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2021 às 10h40

Link copiado!

Tor Project
Tor Project

O Tor Project anunciou mais uma novidade para oferecer mais privacidade ao usuário na sua última atualização. Além da correção de bugs e aprimoramentos, a versão 10.0.18 do navegador Tor fechou a brecha que permitia aos sites rastrear usuários com base nos aplicativos instalados em seus dispositivos.

A empresa de segurança digital FingerprintJS havia divulgado, em maio, informações sobre uma vulnerabilidade no programa que, se explorada, possibilitava esse monitoramento não-autorizado, algo totalmente incompatível com a proposta do navegador.

Essa falha era ocasionada pelos chamados URL handlers, mecanismos usados especialmente por softwares de videoconferência (mas não só por eles) para iniciar reuniões assim que há o clique no link via navegador. Se o prompt fosse executado corretamente, significava que o app está instalado na máquina, possibilitando a descoberta.

Continua após a publicidade

A brecha poderia ser usada com intuito de criar um ID para cada usuário e assim listar todos os aplicativos instalados nos dispositivos usando os URL handlers como método de verificação. Esse “perfil” poderia ser aproveitado por outros navegadores, como o Chrome, o Edge, o Firefox e o Safari.

Para usuários do Tor, esse definitivamente era um problema grave, já que o principal atrativo dele é a navegação anônima, com camuflagem de IP e anonimização — não é à toa que ele era o software favorito de quem precisava navegar na deep web, por exemplo. A falha pode ter exposto milhares de pessoas que usaram o programa para acessar algum site e depois mudaram para qualquer outro navegador.

Agora, o Tor Project corrigiu a falha com a chegada da versão 10.0.18, por isso é altamente recomendado que todos os usuários atualizem imediatamente. Para fazer isso, é só abrir o menu de Ajuda e pedir que o navegador verifique e instale a atualização mais recente.

Continua após a publicidade

Caso você ainda não tenha o browser ou prefira baixá-lo manualmente, é só entrar na página do Tor e fazer o download.

Fonte: Bleeping Computer