Publicidade

Tor ganha a primeira versão oficial de seu browser no Android

Por| 21 de Maio de 2019 às 18h24

Link copiado!

Tor ganha a primeira versão oficial de seu browser no Android
Tor ganha a primeira versão oficial de seu browser no Android

Demorou, mas chegou: a Tor Project enfim lançou a sua primeira versão oficial do browser Tor, para navegação anônima pela internet, em smartphones com sistema operacional Android. Já era possível fazer isso por meio de outros canais — utilizando o app Orbot Proxy —, mas com essa versão (8.5), ele já vem instalado dentro do navegador.

Ao baixar o browser, você provavelmente vai reconhecer a interface de usuário: o navegador ainda tem a sua base no Firefox 8.5, trazendo navegação por abas, modo anônimo e outras funções que já conhecíamos do browser da Mozilla. A diferença aqui é que, a cada vez que ele for aberto, pedirá pela conexão com a sua rede, a fim de assegurar o seu anonimato.

A privacidade continua sendo o carro chefe da Tor Project, que funciona por meio do redirecionamento do seu tráfego online pela Tor Network, uma série de computadores criptografados ao redor do mundo. Falando de uma forma bastante simples, o navegador faz com que o seu acesso pule de módulo para módulo na rede, até que você atinja o destino final (neste caso, a URL que você queria acessar). Isso impede a ação da maioria dos mecanismos de rastreamento, como geolocalizadores de redes sociais e monitoramento de navegação de lojas e produtos para anúncios.

Continua após a publicidade

Há também o advento de que, pelo Tor, a navegação poderá contornar restrições de geolocalização e conteúdo de alguns sites: canais que redirecionem para páginas de países específicos ou então que tragam anúncios em demasia devem se apresentar de forma mais rápida e limpa.

Para baixar a primeira versão estável do Tor Browser no seu smartphone Android, acesse a página do app na Play Store.

Fonte: Android Police