Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Navegador Samsung Internet combate sites que abusam das notificações

Por| 03 de Dezembro de 2020 às 14h35

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (3) a atualização 13.0 de seu navegador de internet para celulares Android. A nova versão do browser reforçou recursos de segurança e privacidade, mas provavelmente a novidade mais bem-vinda é uma simples mudança na maneira como os sites pedem para enviar notificações.

Antes, a mensagem de autorização era básica, sem informar o usuário sobre as consequências da ação: “Permitir que [https://endereço-do-site] envie as notificações para você?”. Caso identifique algum risco no site, ou ainda um potencial abuso do recurso, o Samsung Internet adicionará um alerta à mensagem de permissão para notificações:

“Este website pode enviar notificações indesejadas. Certifique-se de que realmente quer receber notificações deste website”.
Continua após a publicidade

Privacidade

Além da nova mensagem de autorização, o navegador oferece a opção de apagar todo o histórico de páginas visitadas assim que todas as abas do “Modo secreto” (equivalente ao modo anônimo ou privado em outros apps) forem fechadas.

Outra novidade é que o modo deixa mais claro para o usuário quando está ativado, exibindo um ícone de máscara na barra de endereço do site visitado.

Outras mudanças

Continua após a publicidade

O Samsung Internet alterou a navegação dos menus de Favoritos, Páginas salvas, Histórico e Downloads. No caso dos favoritos, a opção de renomear o endereço salvo está mais simples de ser usada, facilitando a busca por uma página na seção.

Para quem aproveita os vídeos destacados da página original com o recurso “Assistente de vídeo”, o navegador aceita um novo gesto para pausar (e retomar) a reprodução da mídia: basta dar dois toques rápidos no centro da tela.

Em termos de acessibilidade, o Samsung Internet agora pode combinar o Modo escuro do sistema Android com o “Modo de alto contraste” do navegador. A ativação dos dois recursos destaca os textos das páginas abertas, facilitando a leitura.

Continua após a publicidade

Mais extensões a caminho

Uma novidade que promete ainda mais recursos para o Samsung Internet são os novos módulos de APIs do aplicativo. Voltadas para desenvolvedores de apps e serviços, as APIs permitem criar complementos para o navegador, estendendo as funções do programa.

Programadores interessados em criar extensões para o aplicativo podem consultar a documentação oficial no site da Samsung para desenvolvedores.

O Samsung Internet 13.0 pode ser baixado tanto da Galaxy Store quanto da Google Play Store.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung