Publicidade

Navegador abre mão de VPN para proteger privacidade dos usuários; entenda

Por  |  • 

Compartilhe:
Vivaldi
Vivaldi

O navegador Vivaldi anunciou o lançamento da versão 3.2 para Android na semana passada, incluindo uma série de recursos para aprimorar a proteção da privacidade do usuário, como melhorias nos bloqueadores de rastreamento e anúncios. Algo que alguns podem ter sentido falta, porém, foi a inclusão de uma VPN, ferramenta oferecida por certos concorrentes com a promessa de incrementar a privacidade da navegação.

Segundo o CEO da empresa, entretanto, não há planos atualmente para a integração do recurso. O motivo é justamente a preocupação com a privacidade, afirmou Jon von Tetzchner, criador e CEO do Vivaldi que já havia ganhado notoriedade por ser o criador do Opera. Em entrevista ao site TechRadar, ele explicou o porquê da decisão:

“Todos os serviços de terceiros possuem problemas relacionados à privacidade. Sempre há a questão de poder confiar em quem fornece o serviço.”
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto o serviço de VPN oferecido pelo Opera se trata mais de um servidor proxy (intermediário) que mascara a conexão, outros navegadores usam VPN fornecidos por empresas terceirizadas, caso da Mullvad para a Mozilla/Firefox.

Apesar de geralmente disponibilizarem suas políticas de privacidade, as empresas de VPN funcionam como caixas pretas às quais as desenvolvedoras dos navegadores precisam confiar, sem muitas opções para comprovar a aplicação dos termos.

Assim, provavelmente o Vivaldi ganhará uma VPN apenas quando a própria companhia for capaz de desenvolver e implementar uma tecnológia própria nesse sentido — ou quem sabe adaptar algo de código aberto às suas necessidades, mas mantendo o controle da ferramenta.

Novidades no Vivaldi

Tratando dos recursos disponíveis no navegador, o blog do Vivaldi listou melhorias de estabilidade, novas funções para os bloqueadores de rastreamento e anúncios, além da exibição dos botões de abas para o rodapé da tela.

A nova versão 3.2 para Android permite gerenciar e habilitar diversas listas para bloqueio de serviços que rastreiam a navegação, permitindo até mesmo incluir listas personalizadas.

Uma novidade bem-vinda para donos de celulares com telas grandes é a possibilidade de mudança da barra de abas para o rodapé da tela, facilitando a troca de páginas. A mudança segue uma alteração semelhante aplicada às barras de opções para downloads, histórico, favoritos e anotações.

Continua após a publicidade

Fonte: Vivaldi, TechRadar

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*