Publicidade

Navegação segura do Chrome bloqueia downloads de arquivos suspeitos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2021 às 09h27

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Chrome reforçou o modo de navegação segura introduzido em 2020. A ferramenta focada em camadas de privacidade agora é capaz de alertar sobre a instalação de extensões não confiáveis e impedir o download de arquivos de fontes desconhecidas.

Se a ferramenta de privacidade estiver habilitada, o navegador alertará quando o usuário tentar baixar e instalar extensões disponíveis na Chrome Web Store, mas não listadas como confiáveis. Nessa caixa, o browser recomenda “prosseguir com cautela”, e o usuário pode escolher entre interromper ou continuar o download.

Segundo a gigante, 75% das ferramentas para navegador estão incluídas nesse grupo e nada mais são que complementos que respeitam integralmente as políticas da loja do Google. A caixa de aviso não impede o download, tampouco significa que a extensão escolhida está infectada por malwares, mas notifica o usuário que deseja evitar riscos.

Continua após a publicidade

"Para novos desenvolvedores, isso [a certificação de confiança] levará pelo menos alguns meses respeitando as condições para ser considerado confiável. Eventualmente, nós nos esforçaremos para que todos os desenvolvedores com extensões compatíveis [com Chrome] alcancem esse status ao atenderem aos critérios", explica o Google.

Downloads também passarão a ser analisados pela ferramenta de segurança do Chrome. Se ativado, o modo de navegação segura fará uma varredura superficial sobre o download para determinar se ele pode oferecer algum risco ao usuário. Caso a ação seja considerada suspeita, o navegador mostrará uma caixa de alerta e oferecerão uma segunda análise — esta, mais profunda.

Continua após a publicidade

A avaliação mais profunda fará o upload do arquivo e leva cerca de alguns segundos. Assim que concluída, o usuário será informado sobre o resultado e novamente alertado caso o arquivo for caracterizado como suspeito. Ainda assim, é possível ignorar qualquer aviso e abrir o arquivo normalmente.

De acordo com o Google, essas novidades estão a caminho do Chrome na versão 91 — coincidentemente, a compilação estável que já está nas mãos do público geral. Portanto, é provável que seja liberado gradativamente, a medida que o Google vai distribuindo entre os usuários.

Fonte: 9to5Google