Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Navegação do Google Maps agora funciona sem celular no Wear OS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2023 às 12h08

Link copiado!

9to5Google
9to5Google
Tudo sobre Google

O Google Maps vai passar a realizar a navegação autônoma e em tempo real nos relógios rodando o Wear OS. Não será mais preciso ter um celular pareado para o aplicativo funcionar. O anúncio foi feito por Khader M., gerente de comunidade do fórum de suporte do sistema operacional para smartwatches.

Apesar disso, ainda será necessário manter o seu smartwatch conectado à internet de alguma maneira, seja em alguma rede Wi-Fi, seja com um plano de dados móveis. Mesmo assim, não depender de um aparelho celular é um avanço, já que a maioria dos dispositivos só funciona dessa maneira.

Isso não chega a ser um problema porque a maioria das pessoas não desgruda dos smartphones o tempo todo, mas é um fator limitante. Sem contar que é um peso a menos que a pessoa precisa levar no bolso da calça ou na bolsa em uma trilha, por exemplo.

Continua após a publicidade

Os usuários aguardavam pelo lançamento desde agosto do ano passado, quando uma parceria entre a Samsung e o Google foi anunciada. Na época, a gigante sul-coreana disse que o recurso de navegar pelo Maps sem o celular chegaria em breve, o que acabou virando quase seis meses.

É possível usar o teclado ou os comandos de voz para dizer para onde deseja ir. O Wear OS vai utilizar o Google Assistente para compreender os comandos e enviá-los para o Maps, possibilitando a visualização do trajeto inteiramente na telinha do relógio.

Como ativar a navegação autônoma no Google Maps do Wear OS

Continua após a publicidade

Para ativar o recurso no seu relógio Wear OS sem um telefone por perto, é preciso realizar o seguinte passo-a-passo:

  1. Abra o Maps no seu relógio;
  2. Use a ferramenta de voz ou teclado para inserir seu destino;
  3. Você também pode tocar no mapa para visualizar sua localização, se preferir;
  4. Selecione seu meio de transporte: o app vai exibir o tempo de chegada estimado;
  5. Comece sua caminhada, monte na sua bicicleta ou prepare o carro para começar o percurso.

Não é preciso executar nenhuma ação extra para tudo funcionar. Assim que você atualizar o seu aplicativo, a navegação sem depender do celular já deve estar ativada no Google Maps.