Não curtiu o Modo IA do Google? Veja 6 apps para turbinar suas buscas
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O Modo IA do Google usa inteligência artificial para trazer respostas mais organizadas e em linguagem natural nas pesquisas. Mas, se você não gostou da nova ferramenta, existem outros apps de IA que oferecem recursos para buscas online, como Gemini, Qwen, e DeepSeek.
- ChatGPT, Gemini, Copilot e DeepSeek: quais são as diferenças entre as IAs?
- GPT-5 vs Gemini 2.5: 4 diferenças entre as IAs do ChatGPT e do Google
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- 6 apps para substituir o Modo AI do Google
- O que é o Modo IA?
- Quando o Modo IA chegou ao Brasil?
- Como usar o Modo IA do Google?
6 apps para substituir o Modo AI do Google
Se você não se adaptou ao Modo IA do Google, existem outras opções de aplicativos que podem ajudar nas suas buscas online. Confira:
- Gemini;
- ChatGPT;
- Perplexity;
- DeepSeek;
- Claude;
- Qwen.
1. Gemini
Se você deseja continuar no ecossistema do Google, o Gemini ajuda a pesquisar na web, resumir páginas e automatizar tarefas, como escrever e-mails.
Também consegue buscar informações em centenas de sites ao mesmo tempo e gerar relatórios completos no recurso Deep Research.
2. ChatGPT
O ChatGPT também consegue buscar informações atualizadas diretamente no chat. Basta clicar no ícone de busca, e ele pesquisa na web, trazendo respostas com links para várias fontes, sem precisar abrir outro site.
Além disso, os usuários gratuitos têm acesso a cinco pesquisas aprofundadas por mês na ferramenta, que pode gerar relatórios completos sobre diferentes assuntos.
3. Perplexity
O Perplexity reúne informações de várias fontes acessadas online para fornecer respostas. Você consegue definir qual será a fonte de pesquisa, entre as opções há a web, acadêmico, social e financeiro.
A plataforma ainda conta com o Deep Research, que permite fazer buscas mais aprofundadas — o plano gratuito têm um limite de três consultas por dia.
4. DeepSeek
O DeepSeek é uma alternativa mais recente, suas respostas são rápidas e objetivas. Ainda não é tão completo considerando integração com outros serviços, mas é uma opção para substituir o Modo IA em consultas do dia a dia.
5. Claude
Claude, da Anthropic, agora pode pesquisar na internet em tempo real e traz citações diretas dos sites acessados para facilitar a conferência de informações.
A função está disponível apenas para usuários dos planos pagos e você pode ativar essa função nas configurações do perfil e interagir com o Claude 3.7 Sonnet, que faz a busca automaticamente quando necessário.
6. Qwen
Qwen é a inteligência artificial da Alibaba Cloud, que consegue acessar a internet para fornecer respostas, além de realizar pesquisas aprofundadas antes de responder a perguntas ou temas complexos. Ambos os recursos devem ser ativados antes do envio do prompt.
O que é o Modo IA?
O Modo IA do Google é uma forma de buscar informações usando inteligência artificial em vez da pesquisa tradicional. Ele pesquisa na web e responde em um texto, diferente dos links tradicionais, além de permitir que o usuário faça perguntas sobre o assunto.
Quando o Modo IA chegou ao Brasil?
O Modo IA do Google foi lançado no Brasil em português em 8 de setembro de 2025.
Como usar o Modo IA do Google?
Para usar o Modo IA do Google, siga os passos abaixo:
- Abra a pesquisa do Google (google.com);
- Clique em “Modo IA”;
- Interaja com a IA do Google.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
- Perplexity e ChatGPT: conheça 5 diferenças entre as IAs
- 5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?