Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Versão web do Microsoft Word deve ficar mais parecida com o Google Docs; entenda

Por| Editado por Renato Santino | 08 de Setembro de 2021 às 18h03

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A "Controlar Alterações" é uma das ferramentas mais úteis para revisão de textos no Word, já que permite a identificação de ajustes em tempo real. O problema é a bagunça que vira quando muitas pessoas fazem alterações simultâneas, com vários traços vermelhos, comentários e palavras cortadas para todo lado.

Agora, a Microsoft pretende tornar isso mais simples na versão web do Word ao introduzir um novo modo de visualização chamado Marcação Simples. Nesse modelo, as sugestões feitas nos textos podem ser rastreadas, porém ficam ocultas para garantir uma leitura mais limpa. Trata-se de algo que já existia no programa para desktops, mas que não estava liberado no Word Online.

Continua após a publicidade

Essa adição lembra muito uma funcionalidade similar do Google Docs que organiza a visualização em três categorias: Edição, Sugestões e Visualização. No caso do Docs, os comentários podem ser escondidos e exibidos somente ao clicar sobre o ícone. Essa interface mais organizada é um dos trunfos do rival, mas é preciso lembrar sua construção foi pensada do zero para a colaboração online, diferentemente da solução da Microsoft.

Por enquanto, isso ainda está em fase de desenvolvimento e não dá para saber qual o plano da companhia para o Word Online. Será que as marcações ficarão ocultas ou serão reunidas no canto da tela? Vai haver um botão de visualizar e aceitar uma a uma? Sem imagens ou demonstrações concretas, só resta a especulação.

A expectativa de lançamento do novo recurso é para o mês de outubro, sem uma data definitiva, e de modo simultâneo para todos os usuários do Word Online no mundo.

Fonte: Microsoft