Microsoft vai aposentar o Visual Studio para Mac
Por Douglas Ciriaco |

A Microsoft anunciou que o Visual Studio para Mac será descontinuado. A novidade foi revelada nesta quarta-feira (30) e informa que o programa estará disponível e terá suporte no macOS até 31 de agosto de 2024, ou seja, por mais um ano.
- As 10 linguagens de programação que estarão em alta em 2023
- Startup ensina programação de graça até aluno conseguir emprego
A justificativa da Gigante de Redmond para a movimentação é foco no ecossistema multiplataforma da empresa dedicado a ambientes de desenvolvimento integrado (IDE).
“Com o anúncio de hoje, nós redirecionamos nossos recursos e foco para aprimorar o Visual Studio e o VS Code, otimizando-os para desenvolvimento multiplataforma”, explica a Microsoft.
A partir de 1º de setembro de 2024, o Visual Studio para Mac deixa de receber qualquer atualização de segurança ou com novos recursos, tornando-se completamente obsoleto. Até lá, a MS garante “atualizações essenciais”, como correções de bugs e falhas de segurança.
“Nós também continuaremos a oferecer atualizações de runtime e workload, então você pode seguir criando e lançamento aplicações construídas nos frameworks .NET 6, .NET 7 e Mono”, prossegue a companhia. Até mesmo um “suporte rudimentar” para .NET 8 foi ativado, apesar de não ser oficialmente suportado pela MS.
Alternativas ao Visual Studio para Mac
Quem ficar órfão do Visual Studio para Mac pode recorrer a outra solução da própria Microsoft no lugar: o Visual Studio Code (VS Code). Como um dos focos da empresa agora que a versão dedicada a Mac será aposentada, o programa conta com as novas extensões C# Dev Kit, .NET MAUI e Unity que operam de modo multiplataforma com suporte também para macOS.
Além disso, outras opções incluem rodar o Visual Studio IDE em uma máquina virtual com Windows no próprio Mac ou na nuvem.