Publicidade

Microsoft Teams vai transformar iPhones em walkie-talkies

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2021 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou que o novo recurso de walkie-talkie chegará até junho deste ano para usuários do Teams no iOS. A funcionalidade permite uma comunicação de voz clara, instantânea e segura na nuvem, transformando celulares e tablets em uma espécie de radiocomunicador, no qual você pressiona e segura um botão para falar e solta para ouvir.

O objetivo é incorporar a novidade como uma função nativa do Teams, o que ajudaria a reduzir o número de dispositivos carregados por funcionários de empresas. Além disso, pode ter impacto na redução de gastos mensais, já que dispensa o uso de linha telefônica e pilhas e o disperdício do pacotes de dados (se estiver em uma rede com Wi-Fi, por exemplo).

Continua após a publicidade

Originalmente, walkie-talkie é um transmissor e receptor de rádio portátil que interliga dois ou mais dispositivos. Você aperta o botão e pode falar com quem está em outro dispositivo, desde que esteja dentro do raio de alcance, que, nos dispositivos mais modernos, pode chegar a quilômetros. Antes de os celulares serem inventados, essa era a forma mais rápida e avançada de comunicação portátil.

O uso dos radinhos é muito comum nos setores de TI, segurança, lojas de departamento e supermercados. Com esta nova opção, será necessário apenas a instalação do Microsoft Teams no celular, possibilitando contato direto com todos os demais integrantes da organização. Se fizer uso de dispositivos com botão PTT dedicado, como fones auriculares, dá para usar o serviço mesmo quando o telefone está bloqueado e sem tirá-lo do bolso.

Função já disponível no Android

A conversa no estilo push-to-talk já existe no aplicativo para Android desde setembro de 2020. Somente os usuários que se conectam ao Walkie Talkie em um canal se tornam participantes e podem se comunicar uns com os outros, um de cada vez.

Continua após a publicidade

O acesso é simples: basta tocar em "Walkie Talkie" na barra de navegação, localizada no inferior da tela. Se a opção não estiver disponível no menu inicial, deslize o dedo de baixo para cima na tela ou toque em "Mais opções".

A função não vem pré-instalada no aplicativo. Para habilitar esse recurso, o administrador da organização precisa adicioná-la à Política de Configuração de Aplicativo atribuída aos usuários do Centro de  Administração do Teams. Após isso, a novidade deve ser liberada em até 48 horas.

Fonte: Microsoft