Microsoft Teams enfim terá um app unificado no Windows
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft confirmou que vai unificar os aplicativos do Teams na atualização 24H2 do Windows 11. Dessa forma, o mesmo software vai abrigar as contas pessoais, educacionais e profissionais do serviço, com opção para alternar entre os perfis e acessar telas diferentes em cada caso.
- GPT-4 Turbo está disponível de graça no Copilot
- Microsoft marca evento para novidades no Windows, Copilot e linha Surface
O Teams para PC tem um problema de identificação: o aplicativo pré-instalado no Windows dá acesso somente à conta pessoal na plataforma, mas há uma segunda versão usada para acessar as contas de escola ou trabalho. Isso gerava uma situação desagradável de ter que baixar duas versões diferentes do mesmo app ou abrir uma janela pensando que é a outra e vice-versa.
Em post no Windows Insider Blog, a Microsoft reconhece o feedback dos usuários e afirma que a comunidade prefere um único cliente que oferece acesso rápido às diferentes contas — e é exatamente isso que vai acontecer na atualização.
O novo Teams
O app contará com outras novidades além da unificação. Primeiramente, o atalho para trocar de conta fica no ícone do perfil no canto superior direito da tela, com acesso rápido para os diferentes usos da ferramenta.
Caso o usuário tenha perfis distintos, o Teams opera com duas telas diferentes para cada ocasião e existe a opção de alternar entre os modos claro e escuro para diferenciá-las.
Ao entrar numa reunião, é possível escolher qual conta usar ou até mesmo ingressar na chamada sem login. Por fim, o campo de notificações vai mudar para trazer mais informações e comandos no banner suspenso.
Ainda em testes
A prévia do Teams unificado foi liberada para testadores inscritos no programa Windows Insider e os demais usuários ainda terão que aguardar alguns meses para usá-lo. A Microsoft ainda não confirmou uma janela de lançamento do Windows 11 24H2, mas com base nos últimos lançamentos é provável que o update saia entre setembro e outubro deste ano.
Enquanto a nova versão do Windows não chega com o novo app, você pode conferir o que esperar da grande atualização anual do sistema.