Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft lança plataforma colaborativa para incrementar o home office

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Novembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Loop é o mais novo programa a incorporar o catálogo do Office. Apresentada nesta semana, a plataforma de colaboração está em desenvolvimento há meses e pretende competir com grandes serviços de cooperação de tarefas e projetos, como Notion, Trello e Google.

Antes conhecido como Microsoft Fluid, o novo aplicativo foca em dar mais dinamismo e sincronização para membros de uma equipe de trabalho. Pense isso como um Google Docs, só que equipado com mais ferramentas e funcionalidades focadas em colaboração em tempo real — incluindo, obviamente, a edição de documentos.

Continua após a publicidade

Devido a sua origem, boa parte das ferramentas do Microsoft Loop já foram antecipadas, até em notícias do Canaltech. A plataforma é como um quadro em branco moderno, com profunda integração com o ecossistema Office e Teams e que permite editar documentos, fazer comentários, montar tabelas, enquetes e reunir ideias descompromissadamente — quase um mapa mental coletivo, mais um pouco mais formal.

Existem três pilares que regem o Microsoft Loop:

  • Workspaces: espaços compartilhados relacionados a um projeto, para tratar de forma rápida os assuntos pendentes ou em andamento;
  • Páginas: literalmente blocos de notas abertos para colaboração da equipe, com suporte para links, arquivos, e dados, perfeito para reuniões e para facilitar a tomada de decisão;
  • Componentes: os centros de atividade mais formal, em que usuários podem inserir tabelas, anexar e-mails, preparar pautas para reuniões e criar documentos.
Continua após a publicidade

Sensação de colaboração para o home office

O programa usa artifícios para dar mais senso de presença entre os integrantes da equipe, como a exibição do ponteiro do mouse, ícones que demonstram a atuação de alguns participantes, reações por emojis e mais, coisas que, com o tempo, podem ajudar a captar ao menos parte da essência do trabalho presencial, mesmo à distância.

A integração do Microsoft Loop alcança o Teams, o Outlook e o OneNote, este mês e, futuramente, a plataforma terá seu app próprio. Ainda não há detalhes sobre a disponibilidade, mas a Gigante de Redmond prometeu dar mais informações nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft