Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft anuncia plataforma que leva o metaverso para dentro do Teams

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Novembro de 2021 às 09h53

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Era óbvio que o Facebook não surfaria a onda do Metaverso sozinho entre as Big Techs. Hoje (2) durante o evento Ignite, a Microsoft deu melhores contornos ao Mesh, sua plataforma de comunicação virtual recheada de elementos de realidade virtual e aumentada que será integrada ao Teams no primeiro semestre de 2022.

Usuários do Microsoft Mesh terão seus próprios avatares 3D para entrar nesse ambiente virtual — e nem precisarão utilizar um kit de óculos e controles de RV para se expressar. A ideia aqui é evitar a fadiga em reuniões online que duram muitas horas com essa camada extra de personalização e dinamismo.

Continua após a publicidade

“Não é binário, então posso escolher como quero aparecer, se é um vídeo ou um avatar e há uma variedade de opções personalizadas para escolher como você deseja estar presente em uma reunião”, disse a gerente de produto do Microsoft Mesh, Katie Kelly, em entrevista para o The Verge.

As animações se expressam conforme a voz do usuário, através da captação do microfone e interpretação por inteligência artificial. Dentro do ambiente em realidade virtual, as animações também incluirão gestos com o corpo, como levantar as mãos para falar ou expressões no estilo de emojis.

A primeira vez que a plataforma de realidade mista apareceu foi em março deste ano, mas ainda parecia bem rudimentar. Na ocasião, foi explicado que o Mesh utiliza a infraestrutura de nuvem Azure, da Microsoft, e é compatível com o HoloLens 2 e headsets de realidade virtual.

Continua após a publicidade

Mais dinamismo para reuniões e encontros casuais

Apesar de compatíveis com visualizações normais em reuniões (e até uma alternativa interessante para dias não muito favoráveis para aparecer na webcam), é com óculos de realidade virtual que as funções do Microsoft Mesh brilham de verdade. Nela, as reuniões são quase como as reais, com senso de "presença" e menor chance de causar a conhecida "fadiga do Zoom".

"Acho que o que realmente separa a abordagem da Microsoft no metaverso e nossas próprias experiências é começar com a experiência humana, então a sensação de presença, falar com alguém, fazer contato visual e as reações serão importantes”, explicou Kelly.

Continua após a publicidade

Dentro do Mesh, empresas poderão criar seus próprios espaços virtuais, o que pode colaborar com a criação de experiências únicas. É neste cenário que a Microsoft quer que seus usuários interajam, socializem e se divirtam nos intervalos do expediente ou durante conversas livres.

O metaverso da Microsoft ainda não tem data específica de lançamento, mas mais informações devem ser divulgadas pela companhia ao longo dos próximos meses.