Microsoft lança grande atualização para o editor de fotos nativo do Windows 11

Microsoft lança grande atualização para o editor de fotos nativo do Windows 11

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2022 às 16h05
Reprodução/Microsoft

A Microsoft aparentemente começou a liberar para todos uma grande atualização para o app Fotos do Windows 11. O visualizador de imagens nativo do sistema, encorpado com funções básicas de edição, começou a ser experimentado por membros do programa Windows Insider em setembro do ano passado.

Diferente da renovação discreta para o visualizador de imagens em si, o editor de fotos embutido entrega uma experiência totalmente diferente nesta nova versão. A interface retrabalhada é mais intuitiva e aproveita melhor o espaço disponível na tela para as modificações.

Um exemplo de mudança está na ferramenta de recorte do Fotos. Em vez de aparecer como uma coluna à direita da tela, as opções são exibidas na parte de baixo, com mais informações à mostra. Além disso, para escolher a orientação de um recorte, não é mais necessário escolher uma opção extra além da orientação.

Outras adições incluem:

  • A transparência de arquivos PNG são representadas por um fundo quadriculado;
  • Foram adicionados novos filtros (e alguns nomes foram alterados);
  • A ferramenta para desenhar em imagens agora tem uma aba exclusiva;
  • Ao recortar uma imagem, o programa exibe em tempo real a resolução do arquivo após a edição.

Atualização é liberada aos poucos

A distribuição do novo aplicativo Fotos acontece de forma gradativa e não requer nenhuma ação por parte do usuário. Aqui no Canaltech, computadores com Windows 11 receberam o novo programa sem ao menos notificar da mudança.

Contudo, a atualização pode não ter alcançado o seu computador por enquanto. Neste caso, vale verificar se há downloads pendentes para o aplicativo na Microsoft Store. A versão mais recente é a de número 2021.21120.8011.0.

Bloco de Notas também foi renovado

Nesta quinta-feira (6), o Bloco de Notas retrabalhado do Windows 11 também foi liberado para o público geral. As novidades do clássico editor de texto são mais evidentes, com mudanças visuais bastante aparentes, funções novas e ferramentas realocadas.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.