Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge volta a classificar o instalador do Chrome como perigoso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2023 às 10h20

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Microsoft Edge não facilita a vida de quem deseja baixar o instalador do Chrome pelo navegador. Ao tentar baixar o executável ChromeSetup.exe pela versão 116 do Edge, o aplicativo exibe uma notificação para informar que o arquivo pode danificar o computador.

A janela de aviso do Edge oferece as opções para continuar com o download ou removê-lo do computador. O arquivo vem de uma fonte segura e se trata da versão oficial do Chrome, então a classificação é feita acidentalmente.

No entanto, nem todos os computadores receberam essa notificação: de acordo com o Windows Latest, a mensagem apareceu em somente um dos cinco dispositivos testados. Em teste feito pelo Canaltech, o Edge não exibiu o aviso em dois PCs diferentes, um com Windows 10 e outro com Windows 11.

Continua após a publicidade

Alfinetada do Edge não é novidade

Não é a primeira vez que o aviso sobre arquivo prejudicial aparece na hora de baixar o Chrome pelo Edge: o pop-up existe desde 2021, mas parece ter retornado ao software com a atualização mais recente. Além disso, o navegador da Microsoft faz tudo o que é possível para dificultar a simples tarefa de baixar o arquivo do navegador do Google.

O Bing já exibe um aviso após buscar pelo termo “Chrome download”. Quando você acessa a página de download do rival, é possível ver uma notificação na tela com o texto “O Edge é executado na mesma tecnologia que o Chrome, com a confiança adicional da Microsoft” — inclusive, esse aviso cobre justamente o botão de download. Após fechar alguns pop-ups, você finalmente consegue baixar o instalador.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o Chrome não deixa barato: ao acessar a página do Google pelo Edge, o site mostra um aviso na tela sugerindo o download do navegador da empresa.

Ainda não tomou uma decisão sobre qual aplicativo usar? Veja um comparativo entre Edge e Chrome.

Fonte: Windows Latest