Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge vai aprimorar gerenciador de senhas embutido do navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2022 às 12h15

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

A Microsoft pode lançar em breve uma nova versão do gerenciador de senhas do navegador Edge. Embora tenha sido integrado ao programa recentemente, como uma antiga solicitação dos usuários, o sistema atual carecia de recursos extras, como a possibilidade de as pessoas adicionarem credenciais manualmente à ferramenta.

No modelo atual, é preciso visitar um site e efetuar um login bem-sucedido para que a solicitação de armazenamento das informações surja na tela. Com a opção manual, a pessoa pode pensar em uma senha mais elaborada e evitar repetições que abrem brechas para criminosos invadirem suas contas.

Continua após a publicidade

Essa adição foi testada inicialmente em uma versão experimental do Chrome, mas a Microsoft usou a base do código para transportar a funcionalidade para o Edge. Como o mecanismo dos navegadores é o mesmo, o Chromium, fazer a adaptação é algo relativamente simples para os desenvolvedores da empresa.

Ainda não está claro quando o recurso será liberado em uma versão pública e estável, mas ela já pode ser testada no canal Edge Canary, exclusivo para testadores beta e desenvolvedores realizarem experimentos. Também é cedo para saber se mais novidades serão incorporadas ao recurso de senhas ou se apenas a inserção manual deve desembarcar no app da Microsoft.

Senhas comprometidas

O objetivo do gerenciador de senhas embutido no navegador é entregar uma solução útil para dispensar serviços como o 1Password ou o LastPass, que tem custos mensais para os usuários guardarem suas credenciais de modo seguro. Essa funcionalidade ajuda as pessoas a criarem senhas mais fortes, o que evita ataques de força bruta e roubo de identidade.

Continua após a publicidade

Há, contudo, alguns malwares disseminados na web que conseguem extrair informações diretamente dessa ferramenta. O Redline, por exemplo, consegue burlar softwares de antivírus para roubar senhas, seeds de carteiras de criptomoedas e dados confidenciais da vítima.

Mesmo assim, essa ferramenta de armazenar senhas ainda é mais útil do que simplesmente repetir a mesma combinação em 10 ou 20 sites da web, o que não só compromete a integridade das suas contas como pode trazer imensos prejuízos financeiros.

Fonte: Windows Latest