Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge ganha recurso para tirar print e várias outras novidades; confira

Por| 09 de Outubro de 2020 às 08h44

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

A Microsoft anunciou uma série de novidades para seu navegador Edge, algumas delas voltadas para o combo de datas comerciais de fim de ano nos Estados Unidos. Já para usuários que não moram na terra do Tio Sam, estão sendo disponibilizadas uma ferramenta integrada para captura de páginas, a personalização da tela inicial com fotos, compatibilidade com índices em arquivos PDF e um tema baseado no filme Mulher-Maravilha 1984.

Manda um print

A principal novidade da nova versão do Edge é a ferramenta de captura de páginas no programa para computadores. Segundo a Microsoft, o recurso está sendo liberado gradualmente aos usuários do navegador e permite não apenas tirar um print da área visível na janela, como também partes da página fora do campo de exibição.

Continua após a publicidade

Ao ativar o recurso — que pode ser acionado com o comando CTRL+X —, o usuário seleciona qual parte da página deseja salvar, podendo arrastar o cursor pela tela para capturar mais partes, mesmo fora da janela.

O navegador então exibe uma prévia da área selecionada, permitindo não apenas salvar a imagem no computador, como também enviar para aplicativos ou contatos cadastrados no sistema.

A Microsoft prometeu ainda um atalho para captura da página completa, além da volta dos recursos de anotações oferecidos pela versão antiga do Edge.

Índices de PDF

Continua após a publicidade

Outra novidade bem-vinda é a compatibilidade do leitor integrado de PDFs com atalhos para trechos específicos de documentos. A opção é bastante utilizada em índices e economiza tempo em arquivos grandes “virando as páginas” — ou tendo que digitar o número desejado no campo abaixo do botão voltar.

Personalização da tela inicial e tema especial

Já para quem gosta de dar um toque personalizado em seus aplicativos, o Edge agora permite utilizar suas fotos no fundo da tela de nova aba. A opção é oferecida como alternativa aos papéis de parede do Bing e pode ser ativada clicando no ícone de engrenagem, depois na opção “Personalizado”, selecionando o campo “Sua própria imagem” e depois em “Carregar”:

Outra opção para alterar o visual do navegador é um novo tema oficial, para aproveitar o lançamento do filme Mulher-Maravilha 1984 — que teve o lançamento adiado de junho para outubro, e agora está marcado para estrear no dia 24 de dezembro.

Continua após a publicidade

Para baixar o tema, basta acessar esta página e clicar em “Obter”. O complemento muda não apenas o fundo da tela inicial, como também as cores nas bordas da janela, abas das páginas e a barra de menu do navegador.

Videoconferências direto do navegador

Outra novidade anunciada é uma ferramenta de videoconferência, que poderá ser ativada direto da tela inicial do Edge. Segundo a Microsoft, o recurso dispensa download ou cadastro e poderá ser usado por até 50 participantes simultaneamente.

Continua após a publicidade

O sistema poderá ser usado não apenas para chamadas em vídeo, como também para compartilhamento de tela. Além disso, será estendida no futuro para a página do serviço de e-mail Outlook e à barra de tarefas do Windows 10.

Compras, compras!

A Microsoft anunciou vários outros recursos exclusivos para os Estados Unidos, aproveitando a sequência de datas comerciais — Amazon Prime Day, Black Friday e Natal — nos próximos meses. A primeira delas é uma ferramenta para comparação de preços, que funciona integrada ao recurso de coleções do navegador. Em páginas compatíveis, o app oferecerá um atalho para listar o preço do mesmo produto em outras lojas, ajudando a economizar um dinheirinho.

Outra novidade é o sistema de cashback disponível para compras feitas após pesquisas no buscador Bing para usuários cadastrados no programa Microsoft Rewards — que já oferece outras recompensas no Brasil.

Continua após a publicidade

Os dois recursos de compras não têm previsão de lançamento para os brasileiros.

Fonte: Microsoft