Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge terá recurso de “tela dividida” para navegação em múltiplos sites

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Janeiro de 2023 às 11h51

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

O navegador Microsoft Edge começou a testar um recurso de tela dividida para otimizar o acesso a páginas da web especialmente em monitores grandes. Essa é uma funcionalidade já existente no Windows, mas inédita no aplicativo de navegação.

A ferramenta possibilita abrir duas guias lado a lado em uma única janela em vez usar janelas separadas, como muita gente faz manualmente no Edge. A troca deve facilitar a alternância entre dois sites, principalmente assim que se abre o navegador. Quando as telas eram divididas "na mão", a pessoa perdia esse layout ao fechar o programa, o que não deve mais ocorrer.

Continua após a publicidade

O contorno da tela passa a permitir o redimensionamento das guias conforme o desejo do usuário. Se você acessa regularmente uma página, talvez queira deixar essa guia maior para facilitar o clique do mouse, reduzindo o tamanho de outra que precisa apenas ficar de olho.

Falando no clique, uma nova opção do menu aberto com o botão direito vai adicionar a opção de tela dividida. Sempre que usar o botão auxiliar do mouse em um link, o Edge oferecerá a opção de abrir no layout repartido.

Há também algumas limitações no uso da tela dividida. Quem curte a barra lateral, por exemplo, não conseguirá mais acessar as configurações do navegador ao usar esse layout partido. É um pequeno preço a se pagar para quem pretende curtir a navegação repartida.

Como dividir a tela no Microsoft Edge?

Continua após a publicidade

Por ser um recurso experimental, está disponível somente para os cadastrados no programa Edge Insiders. É preciso ativar um sinalizador para testar a novidade, por isso é provável que ainda leve algum tempo para chegar em definitivo no Microsoft Edge.

Para quem deseja testar, é só fazer o passo a passo abaixo:

  1. Digite na barra de endereços: Edge://flags;
  2. No campo da lupa, pesquise por "Microsoft Edge Split Screen";
  3. Toque no menu dropdown e mude a opção para "Enabled";
  4. Você deverá reiniciar o navegador para habilitar o recurso e já poderá experimentar a tela dividida.

A tela dividida poderá ser acessada por intermédio de um atalho na barra de tarefas, entre os botões de favoritos e das extensões. Como essa área é personalizável, dá para adicionar ou remover os atalhos se desejar organizar melhor o visual.

Continua após a publicidade

Este recurso do Microsoft Edge parece ter se inspirado na função de dividir tela do Vivaldi. No navegador rival, contudo, as guias são abertas em modo de mosaico, uma ao lado da outra, fornecendo ainda mais opções de visualização para quem tem um monitor de grande resolução.

O Microsoft Edge 109 chegou na semana passada com recurso que promete prever o que você vai escrever. A ferramenta tenta adivinhar o que o usuário quer escrever e faz uma sugestão de palavras e frases para campos de texto editáveis nas páginas de sites.

O navegador também planeja facilitar o bloqueio de anúncios no Android. O recurso impedirá a reprodução de propagandas apenas com um toque longo sobre o local desejado.