Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 109 chega com recurso que promete prever o que você vai escrever

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Janeiro de 2023 às 16h07

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

O Microsoft Edge liberou a atualização para a versão 109, cujo maior destaque é o recurso de "previsão de texto". Essa ferramenta tenta adivinhar o que o usuário quer escrever e faz uma sugestão de palavras e frases para campos de texto editáveis nas páginas de sites. Funciona de modo parecido com a Pesquisa do Google, quando o usuário começa a escrever algo e o buscador tentar complementar com base nas palavras mais pesquisadas.

O recurso é automaticamente ativado no programa para usuários pessoais, mas pode ser controlado por administradores de redes corporativas. Essa é uma medida útil para empresas nas quais esse recurso poderia trazer mais transtornos do que benefícios.

Por enquanto, a previsão de texto é exclusiva do idioma inglês em três países: Estados Unidos, Austrália e Índia. Não há previsão de data para expansão para outras línguas, o que poderia incluir o português do Brasil.

Continua após a publicidade

O Edge também recebeu um sistema alterado de verificação do certificado TLS. A partir da versão 110, o programa passará a separar a lista de certificados confiáveis e o verificador na raiz do sistema operacional do host.

Mais pontos no Microsoft Rewards

Outra novidade é a opção de vincular uma conta pessoal da Microsoft e uma conta do Azure Active Directory. Isso vai possibilitar juntar os Microsoft Rewards ganho em ambas as contas, uma do PC da empresa e uma do seu computador pessoal, por exemplo, sem precisar fazer processo de compartilhamento dos pontos.

Continua após a publicidade

Os pontos são ganhos conforme o usuário utiliza o Bing nas pesquisas pelo navegador ou pela caixa de pesquisa do Windows. É necessário está conectado à conta para somar os pontinhos, que podem ser trocados por cartões-presente, assinatura do Game Pass ou itens digitais para jogos.

Como usar o Microsoft Edge 109?

O Edge 109 já está disponível para download e atualização. Se você ainda não o atualizou, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela;
  2. Seleciona "Ajuda e comentários";
  3. Escolha a opção "Sobre o Microsoft Edge";
  4. O navegador começará a fazer a transferência automática do programa;
  5. Lembre-se de reiniciar o app para atualizar.
Continua após a publicidade

Em dezembro, o Edge 108 foi a última atualização de 2022, mas não trouxe muitas novidades. Foram feitas correções de segurança e novas APIs de integração para possibilitar a gestão de listas de sites suportados no modo Internet Explorer.