Microsoft Edge é flagrado importando dados do Firefox sem autorização

Por Rubens Eishima | 23 de Junho de 2020 às 13h10
Microsoft/Reprodução
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Publicações no fórum Reddit indicam que o Microsoft Edge está importando dados de outros navegadores sem o consentimento dos usuários. A migração acontece após a instalação da atualização para a versão estável do Edge, distribuída automaticamente a partir do começo do mês.

O instalador do novo Edge exibe uma mensagem de tela cheia após a reinicialização do computador que não pode ser fechada antes de lida até o final. Alguns usuários que tentaram forçar o encerramento do aplicativo – utilizando o Gerenciador de Tarefas, por exemplo – notaram que o navegador da Microsoft capturou os dados de usuário do Firefox, incluindo o histórico de navegação do app da Mozilla.

Uma publicação detalhou o problema encontrado, listando outras ações do instalador do Edge:

  • Inclusão de um atalho na barra de tarefas
  • Inclusão de um ícone na área de trabalho
  • Redefinição do navegador padrão do sistema
Are we going to get treated to spam popups advertising Edge and having it duplicate our data from Firefox without asking every time Microsoft decides to update it from now on? from r/Windows10

Outros usuários relataram que ir até o final da apresentação do novo navegador e desmarcar a importação de dados evita o problema, sugerindo que o instalador migra as informações e as apaga no fim do processo caso o usuário não autorize a importação. O que afetaria apenas aqueles que pularam o tutorial forçando o seu fechamento.

Fonte: MS Power UserSoftpedia

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.