Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 97 chega com citações e HTTPS automático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2022 às 18h05

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O Microsoft Edge 97 chegou para os usuários da versão estável e teve as Citações como a principal adição. A funcionalidade permite isolar e extrair citações para ajudar o usuário a preparar trabalhos, no intuito de facilitar a vida dos alunos e pesquisadores.

Em vez de escrever cada menção, a ferramenta permite que a pessoa agilize a criação para adicionar os conteúdos formatados em monografias, trabalhos de conclusão de cursos, artigos acadêmicos ou pesquisas. Além de registrar sua coleção de sites, as citações permitem produzir as referências bibliográficas ajustadas aos formatos acadêmicos mais usados no exterior: AP7, Chicago, Harvard, IEEE e MLA.

Continua após a publicidade

Caso o navegador não consiga registrar automaticamente todas as referências, ou elas estejam erradas, é possível editar os campos para corrigir as informações, como nome da página, URL e autor. Ao fazer isso, o programa registra as alterações e deixa salvo para que não seja preciso refazer tudo quando a página for fechada.

Por enquanto, não há nada sobre as regras da ABNT, o que poderia ser uma baita ajuda para os alunos brasileiros, mas nada impede de a Microsoft inserir o formato no futuro. Embora o recurso já estivesse em testes há algum tempo nas edições Dev e Canary, essa é a primeira vez que a novidade desembarca para os demais usuários.

As Coleções do Edge funcionam como os favoritos dos outros navegadores, porém com um visual mais refinado que exibe um print de tela do site, uma pequena descrição, o título e a URL. Em vez das pastas tradicionais, o usuário organiza as páginas por "coleções temáticas" e pode adicionar comentários para, por exemplo, lembrar o motivo pelo qual salvou aquele site.

Continua após a publicidade

Edge 97 traz também HTTPS automático

Uma novidade que já havia passado da hora é a atualização automática de sites de HTTP para HTTPS nos domínios que funcionam com o protocolo seguro. Ao identificar as duas versões do site, o navegador alterna para a "mais segura". Embora essa seja uma adição importante de segurança, ainda não está liberado para todos, por isso pode chegar em definitivo apenas no próximo update.

Usuários do Edge no macOS terão suporte ao Microsoft Endpoint Data Loss Prevention (DLP). Você pode usar a DLP para monitorar as ações executadas em itens que indicados como sensíveis, como dados bancários ou informações particulares, o que ajuda a evitar o compartilhamento não intencional.

A atualização do navegador traz ainda correção de bugs e diversos outros ajustes menores, mas pouco notados pelo usuário. Se você já é usuário, pode atualizar o navegador ao clicar no menu de três pontos e em Ajuda e comentários > Sobre o Microsoft Edge. Caso não seja ainda, pode experimentar o navegador ao baixá-lo na Microsoft Store ou pelo site oficial.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft Edge