Publicidade

Messenger voltará a fazer parte do app do Facebook

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Março de 2023 às 15h27

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Facebook

Quase dez anos após a separação, o Messenger voltará a fazer parte do app do Facebook. Nesta terça-feira (7), a Meta anunciou que experimenta trazer o mensageiro de volta para o app da rede social principal de Mark Zuckerberg, permitindo acessar a caixa de entrada sem precisar trocar de aplicativo.

"Estamos testando a capacidade de as pessoas acessarem a caixa de entrada do Messenger no aplicativo do Facebook", disse o líder do Facebook na Meta, Tom Alison, no blog oficial da empresa. "Você nos verá expandindo esse teste em breve.

O Messenger deixou de fazer parte do Facebook em 2014 — na época, a mudança era justificada para proporcionar uma melhor experiência. A separação dos aplicativos fortaleceu o mensageiro como produto único, mas criou certos inconvenientes para os usuários, como a necessidade de ter os dois programas baixados simultaneamente para fazer coisas que, antes, era necessário somente um.

Continua após a publicidade

Messenger reintegrado no Facebook

A reintegração dos aplicativos não é uma surpresa para quem acompanhou os vazamentos sobre o assunto. O site The Verge e o analista em redes sociais Matt Navarra reportaram, no ano passado, que a Meta já estudava reunir as plataformas num programa só, revertendo a decisão de 2014.

Em 2019, também foram reveladas pistas de que a companhia experimentava lançar uma ferramenta de chat integrada ao app do Facebook.

Continua após a publicidade

Colocar o Messenger e o Facebook num app dá mais corpo ao aplicativo da rede social e a fortalece na briga contra outras plataformas, como o TikTok. A adição traz mais conveniência e facilidade para trocar mensagens com amigos e familiares sem precisar alternar entre aplicativos.

"No próximo ano, desenvolveremos mais maneiras de integrar os recursos de mensagens no Facebook. Por fim, queremos que seja fácil e conveniente para as pessoas se conectarem e compartilharem, seja no app Messenger ou diretamente no Facebook", disse a companhia no anúncio.

No anúncio, o Facebook destacou estar "vivo e prosperando" chegando a 2 bilhões de usuários ativos todos os dias. "As pessoas usam o Facebook para mais do que se conectar com amigos e familiares, mas também para descobrir e se envolver com o que é mais importante para elas", ressaltou a rede social.

Reintegração gradativa

Continua após a publicidade

Não é de hoje também que a Meta reintegra o Messenger ao Facebook: em 2021, a empresa decidiu recolocar funções exclusivas do mensageiro no app da rede social, diminuindo a distância entre os serviços.

Atualmente, não há previsão de quando as plataformas serão reunidas de forma definitiva, tampouco se o app stand alone do Messenger deixará de existir no processo. Por agora, resta aguardar futuros anúncios da firma de Mark Zuckerberg.