Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Messenger ganha pagamento via app, controles de áudio e mensagem autodestrutiva

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2022 às 17h57

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta
Tudo sobre Facebook

O Facebook Messenger liberou novas funcionalidades para os usuários do app de bate-papo. A primeira delas é a chegada do Split Payments, nos Estados Unidos, um sistema de pagamento que permite dividir a conta ou personalizar valores para que seus amigos possam enviar para você.

Com uma mensagem personalizada, o usuário pode enviar a solicitação de pagamento para que as outras pessoas apenas insiram os dados do cartão. A ideia é facilitar o envio e recebimento de dinheiro para impulsionar vendas via plataforma, em chats em grupo principalmente.

Continua após a publicidade

Segundo a Meta, a transferência é feita de modo seguro, com criptografia e sem armazenar dados de pagamento, e livre de taxas. O Split Payments pode ser usado com o toque no ícone + em um bate-papo em grupo: selecione a guia de pagamentos e, em seguida, toque no botão para começar.

A funcionalidade está liberada no aplicativo para iOS e Android, mas não funciona na versão web para PC. Como é exclusiva dos EUA, não dá para utilizar em outra localidade, mas é possível que mais países a recebam futuramente.

Mensagens de voz do Messenger

Outra novidade é o painel de controle para gravação de mensagens de voz: pausar, visualizar, excluir ou retomar a gravação antes de enviá-la em definitivo. Essa é uma mudança muito próxima da visualizada recentemente no WhatsApp, o que pode ser um indício de uma futura integração prometida entre as plataformas.

Continua após a publicidade

Os áudios também passaram a ser mais longos: sai de cena a limitação de até um minuto para permitir a gravação de voz com até 30 minutos. Difícil será aguentar uma gravação com tanto tempo de duração assim.

Chegada das mensagens autodestrutivas

Outro recurso copiado do WhatsApp foi o chamado Modo Vanish. Essa adição permite o envio de mensagens que desaparecem assim que o chat for fechado, ao melhor estilo "Missão Impossível". A funcionalidade pode ser usada também para fotos, GIFs, adesivos ou reações que se autodestroem após a visualização.

Continua após a publicidade

Para ativar o modo Vanish, é só abrir uma janela de bate-papo pelo aplicativo móvel com alguém e deslizar para cima. Se quiser sair, basta repetir o movimento para retornar às conversas normais.

Os desenvolvedores afirmam que as mensagens continuam a utilizar a criptografia de ponta a ponta, portanto a comunicação continuará com essa camada de segurança, mesmo que desapareçam. Isso, contudo, não garante 100% de segurança, já que o destinatário pode tirar um print de tela e manter a conversa gravada.

As novidades, com exceção dos pagamentos, devem começar a ser liberadas de modo gradual para os usuários a partir de hoje. Se você ainda não recebeu, pode atualizar o Facebook Messenger para tentar agilizar e aguardar com paciência.

Continua após a publicidade

Fonte: Meta