5 apps para calcular gasto com combustível

5 apps para calcular gasto com combustível

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Fevereiro de 2022 às 09h00
Erik Mclean/Unsplash

Antes de pegar a estrada, é importante saber como calcular quanto gastar de combustível na viagem. A grande vantagem é que essa conta pode ser feita rapidamente no seu celular: diferentes aplicativos organizam valores, registram o consumo e comparam o preço do litro em diferentes postos de gasolina.

Com esses apps, você consegue localizar postos e conferir qual o melhor custp-benefício por combustível. Além disso, plataformas auxiliam a consultar os gastos para fazer uma viagem sem esvaziar o tanque. Veja a lista com os melhores aplicativos para gerenciar gastos de automóveis no seu celular e saiba como calcular quanto gastar de combustível na viagem.

1. Drivvo

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita com opção paga (R$ 2 por mês ou R$ 12 por ano)

O Drivvo é um aplicativo utilizado para calcular os gastos com combustível, manutenções e outras despesas do seu automóvel. Permite registrar a quilometragem do odômetro e programar lembretes para troca de óleo, revisão e abastecimentos futuros. Todos os dados e gastos podem ser acompanhados por gráficos e histórico com linha do tempo.

Drivvo é usado para calcular o custo-benefício do combustível e registrar despesas (Captura de tela: André Magalhães)

Um dos recursos presentes no Drivvo é uma calculadora de combustível para a diferença de autonomia entre gasolina e etanol. Basta informar a porcentagem ideal da proporção e digitar os valores do litro de cada tipo de combustível. Em seguida, o aplicativo traz o resultado da proporção e sugere qual opção deve ser utiizada para maior custo-benefício.

Em cada abastecimento, motoristas podem registrar informações sobre o valor para descobrirem quanto vão gastar em uma viagem. Na área dedicada ao combustível, o app traz relatórios sobre as compras, estima a quilometragem para a próxima ida aos postos e ainda exibe gráficos com valores, consumo e preferência por estabelecimentos.

2. Fuelio

O Fuelio é mais uma ferramenta para administrar todos os abastecimentos do seu veículo. Usuários podem cadastrar os automóveis, registrar abastecimentos e calcular o consumo de combustível entre diferentes períodos com informações distribuídas entre relatórios e históricos.

Fuelio permite realizar diferentes cálculos para consumo de combustível (Captura de tela: André Magalhães)

O aplicativo possui uma calculadora para determinar os custos de uma viagem: é necessário digitar a distância do trajeto, o preço do litro e o consumo médio do veículo. Em seguida, a ferramenta exibe qual o valor gasto para fazer esse percurso.

Na plataforma, também é possível encontrar postos mais próximos da localização do seu aparelho e conferir estimativa de valores. Ao registrar cada abastecimento na linha do tempo, o Fuelio analisa o consumo de combustível e calcula a média do período.

3. Sem Parar

Além do serviço para pagamento automático em cancelas de pedágio ou estacionamento, o Sem Parar pode ser usado para calcular quanto gastar em uma viagem. O aplicativo para celulares da plataforma possui uma ferramenta interessante até mesmo para quem não é cliente: uma calculadora que inclui combustível e tarifas de pedágio.

App calcula uma estimativa do gasto com combustível e pedágios em uma viagem (Captura de tela: André Magalhães)

O funcionamento é simples: informe o valor do combustível, o consumo médio do veículo e os endereços de partida e chegada da sua viagem. Em seguida, o app faz o cálculo do gasto previsto para esse trajeto, informando os valores gastos com combustível, além de tarifas e a localização de cada cancela de pedágio. É uma ferramenta muito importante para quem está pensando em pegar a estrada, mas não sabe quanto gastar.

O aplicativo do Sem Parar funciona para acompanhar a sua assinatura do serviço, desde a ativação do seu adesivo até o extrato atualizado. Existem áreas para conferir a fatura, localizar estabelecimentos próximos, gerenciar os seus veículos e solicitar atendimento.

4. Preço dos Combustíveis

Também conhecido como Gaspass, esse aplicativo é utilizado para comparar os valores entre os postos da sua região e calcular as melhores tarifas de combustível. A plataforma é colaborativa e os preçossão alterados periodicamente: alguns postos são verificados, o que significa que possuem os preços alterados com frequência pela própria equipe do app, enquanto outros estabelecimentos recebem valores informados pela própria comunidade.

Compare o valor do litro do combustível e calcule o custo-benefício (Captura de tela: André Magalhães)

O aplicativo ainda permite registrar o seu veículo para acompanhar o consumo de combustível. Possui, também, uma calculadora Flex, com funcionamento similar a outras opções já exibidas: basta informar o valor do litro do etanol e da gasolina para receber o cálculo de qual opção tem melhor custo-benefício.

O Preço dos Combustíveis inclui filtros para a pesquisa, limitando os resultados a uma determinada distância de sua localização ou separando por tipo de combustível. Ao encontrar um posto de sua preferência, é possível acessar o mapa para elaborar rotas.

5. Waze

Grande aliado na hora de traçar rotas, o Waze também pode ser utilizado para consultar preços de combustíveis em postos próximos à sua localização. Dessa forma, você pode comparar os valores em cada estabelecimento e calcular o valor do litro antes de sair de casa.

Waze pode ser usado para comparar preços de combustível (Captura de tela: André Magalhães)

Para encontrar essas informações, toque no ícone de bomba de combustível na busca do Waze. O app listará os estabelecimentos mais próximos e exibirá as tarifas mais recentes para gasolina, etanol e diesel. A atualização dos preços é colaborativa, feita pela própria comunidade.

Após encontrar um posto com melhor custo-benefício para sua situação, é possível iniciar uma rota até o local. O Waze ainda conta com diversas ferramentas para a atualização do trânsito em tempo real, com informações sobre congestionamentos, radares e outros problemas na pista.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.